BRIGAS DE TORCIDA
Foram apreendidos onze artefatos explosivos conhecidos como "cabeça de nego"
Por Lucas Campos - Redação BS9
17/04/2022 - domingo às 18h38
Briga aconteceu nos arredores da Vila Belmiro - (foto: reprodução)
Policiais militares atuaram na dispersão e prisão de torcedores do Santos e Coritiba envolvidos em brigas, tumultos e vandalismos na região do Estádio da Vila Belmiro neste domingo, dia 17. Ao todo, foram detidos 18 torcedores do Santos e do Coritiba, nove de cada time.
Segundo informaçõs do Comando da Policiamento do Interior 6 (CPI-6), oito ônibus da torcida organizada do Coritiba viriam ao evento, e por isso, na semana anterior ao jogo foram feitos contato com os organizadores a fim de planejar o horário e local de chegada de todos e providenciar a escolta por parte da Polícia Militar.
"Essa escolta inicialmente foi planejada para ocorrer com bastante antecedência ao início da partida, a fim de que a torcida organizada visitante fosse conduzida e alocada no interior do estádio antes da chegada dos torcedores locais, visando evitar o encontro de ambos. Com o não cumprimento do combinado e orientado, houve atraso dos ônibus da Torcida Organizada do Coritiba no local definido para início da escolta policial, fazendo com que o comboio chegasse ao estádio somente por volta das 11h, já no início da partida, e com consequente concentração de torcedores santistas no entorno do estádio", explicou Capitão Elizário do CPI-6.
Por isso, na chegada ao estádio um grupo de torcedores do Santos tentou invadir a área de contenção da torcida do Coritiba, e isso deu início a um confronto entre ambos os grupos. Os policiais militares que realizavam a escolta agiram com o uso de granadas policiais de emprego não letal e gás lacrimogênio, dispersando o grupo, bem como impedindo que os torcedores do Coritiba saíssem da área de segurança.
Posteriormente, a Polícia Militar recebeu informações de que alguns torcedores do Coritiba deram entrada, sem aviso, pela UPA Central, na Rua Joaquim Távora, para passar por atendimento médico, e que outro grupo de torcedores do Santos se dirigia até o local. As viaturas imediatamente se deslocaram até a UPA e se depararam com o confronto dos torcedores no saguão principal de atendimento, onde já havia um vidro quebrado.
"Com a chegada das equipes da polícia militar a ação foi imediatamente contida e interrompida. Diversos torcedores envolvidos foram imediatamente detidos no interior da UPA e nas imediações.Torcedores do Santos e do Coritiba foram conduzidos ao Distrito Policial".
As 18 pessoas foram encaminhadas ao 7º DP de Santos. Os torcedores do Santos declararam ser integrantes da Torcida Jovem do Santos e os torcedores do Coritiba da Torcida Império Alviverde. A ocorrência encontra-se em andamento pelo DP e as investigações sobre os fatos ficarão a cargo da Polícia Civil.
Foram apreendidos também 11 artefatos explosivos improvisados de impacto, conhecido popularmente como “cabeça de nego”.
Torcidas brigam contra a PM após jogo em Santos pic.twitter.com/JIQHcaPQ4G
— Portal BS9 News (@Bs9News) April 17, 2022
Deixe a sua opinião
ver todos