Sexta, 30 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

ZELADORIA

Descarte irregular persiste na Vila Atlântica e desafia serviços de zeladoria em Mongaguá

A coleta de lixo convencional é realizada diariamente, com equipes atuando de domingo a domingo na região central e nos demais bairros, de segunda a sábado, abrangendo os períodos diurno e noturno

Da redação

30/01/2026 - sexta às 09h00

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Unidade Gestora de Serviços Externos, vê com preocupação a reincidência de descarte irregular de resíduos em um terreno na Avenida Dr. Luiz Pereira Barreto, 921, na Vila Atlântica. Apenas seis semanas após uma grande ação de limpeza realizada no local (13/12/25), equipes operacionais retornaram ao ponto e encontraram o local novamente repleto de entulhos, móveis velhos e restos de construção.

 

Na ação, realizada em dezembro, foi retirada uma caçamba cheia de lixo com o apoio de retroescavadeira e equipe operacional, em razão do grande volume de materiais descartados de forma inadequada. Entre os resíduos estavam entulhos e partes de móveis, que não devem ser deixados em áreas públicas.

 

A situação ilustra um ciclo prejudicial à cidade: a Prefeitura realiza a limpeza, mas, em um intervalo de tempo cada vez mais curto, a área volta a ser utilizada como ponto viciado de descarte. O espaço, que passará por nova limpeza e está incluído no cronograma contínuo dos Serviços Externos, recebe atenção constante para reduzir os impactos ambientais e os riscos à saúde pública, como a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.

 

"Nossas equipes atuam diariamente em diversos pontos da cidade. No entanto, o que vemos na Vila Atlântica é um desrespeito à população, às nossas equipes, ao bem público e ao meio ambiente", afirma Anderson Clark, gestor de Serviços Externos. "Não há eficiência operacional que suporte a velocidade com que o lixo é descartado logo após a limpeza. É uma batalha de conscientização, não apenas de remoção", completa.

 

Vale lembrar que o descarte irregular é crime ambiental. Além de degradar o bairro, o acúmulo de lixo atrai animais peçonhentos e pode obstruir o escoamento das águas pluviais, aumentando os riscos de alagamentos na região.

 

Como descartar corretamente?

A Prefeitura de Mongaguá reitera que não há qualquer justificativa para o descarte de resíduos em vias públicas, uma vez que a cidade mantém uma estrutura permanente de coleta.

 

A coleta de lixo convencional é realizada diariamente, com equipes atuando de domingo a domingo na região central e nos demais bairros, de segunda a sábado, abrangendo os períodos diurno e noturno.

 

Complementando esse serviço, o município oferece gratuitamente o Cata-Cata, destinado ao recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos e pequenos volumes de entulho, evitando que esses materiais sejam descartados em áreas públicas. Agendamentos: (13) 3507-5755 ou pelo WhatsApp (13) 97604-9145.

 

Fiscalização e denúncias

A população também pode atuar como fiscalizadora, denunciando descartes feitos de forma irregular. Cuidar de Mongaguá é um esforço conjunto. As denúncias devem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela apuração dos casos, pelos seguintes canais:

 

Para denúncias envolvendo veículos utilizados no descarte irregular, é importante informar dados como placa, modelo do veículo e demais características que auxiliem na identificação. Nos casos de descarte em terrenos, a denúncia também deve ser registrada diretamente junto à Secretaria de Meio Ambiente, que realizará a verificação no local.

 

Leia mais: https://mongagua.sp.gov.br/noticias/servicos-externos/prefeitura-realiza-nova-limpeza-em-terreno-da-vila-atlantica

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TURISMO

Monte Serrat é passeio imperdível com uma das vistas mais bonitas de Santos

PROCON SANTOS

Procon Móvel estaciona no Gonzaga para tirar dúvidas de santistas

PAT GUARUJÁ

PAT de Guarujá oferece 326 vagas de emprego nesta sexta-feira (30)

2
Entre em nosso grupo