TRABALHO EM EQUIPE
Treinamento envolveu também outros órgãos e secretarias municipais
Da Redação
13/08/2025 - quarta às 06h00
O Departamento de Defesa Civil de Praia Grande realizou um treinamento na manhã desta terça-feira (12) que mobilizou moradores do Bairro Cidade da Criança e também o Corpo de Bombeiros, Samu e várias secretarias municipais. As equipes simularam uma ocorrência de deslizamento de terra, após uma forte chuva, com atendimento a duas vítimas.
A atividade faz parte do Plano de Contingência (Plancon) e teve como objetivo preparar tanto as equipes como a população do Jardim Alice, loteamento do bairro, para uma eventual emergência relacionada a deslizamentos de terra.
De acordo com o diretor do Departamento, Henrique Carvalho, foram reproduzidos todos os passos de uma situação real, desde o acionamento ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e equipes dos Bombeiros e Samu, até a evacuação das casas e encaminhamento dos moradores para um ponto seguro, finalizando com o resgate das vítimas.“É uma atividade que envolve muitos fatores e é fundamental que ocorra o mais próximo possível da realidade. Consideramos o resultado positivo e agora cada secretaria e órgão envolvido vai levantar os pontos positivos e negativos para avaliarmos na próxima reunião”.
Na simulação, uma das vítimas teria ficado presa sob os escombros e outra seria uma pessoa com dificuldade de locomoção, usuária de cadeira de rodas, e que não teria conseguido deixar sua residência. As duas vítimas estariam em locais de difícil acesso, na encosta de um morro, sendo necessário o atendimento emergencial.
O 1º tenente do Corpo de Bombeiros de Praia Grande, Edberto Oliveira de Melo, explicou que o principal objetivo do simulado é otimizar recursos para salvar vidas. “Organizar a ação dos envolvidos, identificar pontos de fuga e diminuir o tempo de resposta são fundamentais para o sucesso de uma operação”.
Participaram ainda da atividade as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Trânsito (Setran), Habitação (Sehab), Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Serviços Urbanos (Sesurb) e Guarda Civil Municipal (GCM).
O coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Daniel Onias, também acompanhou a atividade e destacou a importância de as equipes estarem preparadas para eventuais ocorrências. “O treinamento faz com que cada setor saiba sua função e como realizá-la da melhor maneira. Fiquei bastante satisfeito com o que vi”.
Deixe a sua opinião
ver todos