CLIMA
Entre as medidas adotadas, 21 faixas informativas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Da Redação
26/12/2025 - sexta às 10h40
O Município de Mongaguá, por meio da Defesa Civil, intensificou as ações de conscientização e prevenção em razão da temporada de férias, do aumento significativo da população flutuante e da maior incidência de riscos meteorológicos típicos do período de chuvas de verão.
As chuvas intensas, frequentemente acompanhadas por rajadas de vento, podem causar alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e o fenômeno "cabeça d'água", especialmente em áreas de risco próximas a rios e encostas.
Diante desse cenário, o município intensifica o trabalho preventivo e educativo, alinhado à Operação SP Sempre Alerta, do Governo do Estado de São Paulo, que busca ampliar a capacidade de monitoramento e resposta a desastres naturais.
Entre as medidas adotadas, 21 faixas informativas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, com mensagens de alerta sobre:
Tempestades e vendavais;
Enchentes e inundações;
Cabeça d'água;
Deslizamentos de terra.
As faixas têm caráter educativo, orientando sobre os riscos e medidas de autoproteção durante a instabilidade climática. Além disso, panfletos informativos estão sendo distribuídos em pontos turísticos, equipamentos públicos e Unidades de Saúde da Família (USFs), oferecendo orientações práticas de prevenção e condutas seguras em emergências.
A Defesa Civil de Mongaguá permanece em estado de atenção, com monitoramento permanente das condições meteorológicas e integração com órgãos estaduais e nacionais de alerta. A colaboração da população, respeitando as orientações e alertas oficiais, é fundamental.
Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Deixe a sua opinião
ver todos