Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

CLIMA

Defesa Civil de Cubatão reforça ação integrada para o período de chuvas

Compdec realiza treinamento a integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil

Da Redação

20/12/2025 - sábado às 15h00

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cubatão (Compdec), ligada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, promoveu treinamento especial para fortalecer as ações de resposta e prevenção às ocorrências típicas do período de chuvas de verão. A capacitação foi nesta segunda-feira (1º), no auditório do Senai, aos membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, composto por servidores da Administração Municipal de diversas secretarias; representantes de órgãos de apoio, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Ecovias, CPFL, Sabesp, Cetesb, PAM (Plano de Auxílio Mútuo), Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) e indústrias do Polo; e voluntários.

 

Na abertura do encontro, o secretário de Segurança Pública e Cidadania Aparecido Amaral de Carvalho ressaltou a importância da capacitação, reforçando o compromisso do Governo Municipal com a prevenção, o planejamento e a proteção da população em situações climáticas de risco. "O conhecimento e a experiência compartilhados neste treinamento são indispensáveis para que possamos salvar vidas, minimizar danos e responder com a máxima eficiência às ocorrências. Este é um passo fundamental para garantir que todos os agentes da Defesa e Proteção Civil de nossa cidade estejam plenamente preparados para os grandes desafios que o período chuvoso nos impõe", destacou.

 

Vale destacar que a capacitação é o primeiro treinamento realizado pelo Sistema Municipal de Defesa Civil. A ação também faz parte Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) e do Plano de Contingência para a Serra do Mar na região de Polo Industrial de Cubatão (PCSMPIC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março, período de maior incidência de chuvas fortes na região. O PCPDC (antigo Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC) e o PCSMPIC têm por objetivo a prevenção de ocorrências nos períodos de chuvas intensas por meio do monitoramento de áreas de riscos, por meio de vistorias de campo, previsão meteorológica e o acompanhamento 24 horas dos índices pluviométricos.

 

Durante o encontro foram apresentados conteúdos essenciais à atuação integrada do município: o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil; o que é Defesa Civil e a função de cada secretaria dentro da estrutura do Sistema; ferramentas de monitoramento de risco; previsão meteorológica e análise de cenários; comunicação de risco; logística humanitária; atuação do voluntariado.

 

A coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, Cristina Santos Candido, apresentou os conceitos essenciais, como a Defesa Civil atua e monitora as áreas de risco, enfatizando a ação integrada da Administração com demais órgãos e voluntários. "Essa ação integrada, com cada agente atuando em seu papel dentro do sistema, é a chave para mitigar riscos, responder a emergências e salvar vidas: capacita a sociedade, aumenta a nossa resiliência e fortalece a cultura de prevenção de riscos em Cubatão", declarou.

 

Cristina destacou ainda que o treinamento das equipes é fundamental, especialmente no contexto das mudanças climáticas, para elevar a percepção de risco, promover hábitos e comportamentos seguros e, principalmente, assegurar a máxima agilidade nas ações de resposta da Defesa Civil.

 

O encontro contou com a participação da equipe do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da Universidade Santa Cecília, que apresentou a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista. O NPH é um laboratório numérico onde docentes e alunos das faculdades de Engenharia e Biologia realizam o monitoramento e a previsão de ressacas marítimas e chuvas. A Sala de Situação integra dados de monitoramento hidrológico, meteorológico e oceanográfico, fornecendo avisos antecipados de eventos severos e extremos para riscos de ressacas, alagamentos e inundações costeiras. O monitoramento, essencial em tempestades severas, também analisa incidência de descargas elétricas na região.

 

De acordo com a coordenadora do NPH, Alexandra Sampaio, Cubatão também é monitorada pelo núcleo. "Mesmo que Cubatão esteja mais afastada do oceano, a variação da maré influencia diretamente em alagamentos que acontecem no município, agravando, por exemplo, o escoamento das águas", explicou. Atualmente o munícipio conta com oito sensores que registram o aumento de nível dos rios, vazão de águas e nível da maré. As áreas analisadas são as que estão mais sujeitas a alagamentos e inundações: Pilões e Água Fria, planícies centrais (Vilas Nova, Noel e São José) e insular e de manguezal (Ilha Caraguatá).

 

Demais palestras – a capacitação também contou uma palestra sobre comunicação de riscos de desastres, focando na comunicação objetiva e clara. Ministrada pelo jornalista Moyses Fernandes, ele chamou a atenção para o cuidado com a checagem da informação a fim de se evitar a disseminação de fake news.

 

Técnicos da Compdec também falaram sobre logística humanitária e como realizar cadastro de voluntários. Logística humanitária é o conjunto de processos de planejamento, execução e controle para mobilizar recursos (como alimentos, água, medicamentos e abrigo) para pessoas afetadas por desastres. Essa mobilização também conta com o reforço de voluntários para dar suporte em diversas áreas, desde a triagem e organização de doações e a distribuição de refeições, até o apoio direto às equipes de campo, como no manuseio de equipamentos de combate a incêndio e prestação de primeiros socorros.

 

Interessados podem realizar o Cadastro de Voluntários da Defesa Civil, pelo site https://www.cubatao.sp.gov.br/cadastro-de-voluntarios/. Ali estão disponibilizados dois formulários eletrônicos: um para voluntário civil e outro para entidades. Após preenchimento correto do formulário, é preciso aguardar contato da Defesa Civil para agendar os treinamentos. Ao final do treinamento, as pessoas aptas para o exercício do serviço voluntário receberão certificado de participação, com validade um ano. Após esse período, o treinamento deverá ser atualizado e o cadastro, renovado.

 

Apell Cubatão – Por fim, o coordenador da Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local) de Cubatão, Manuel Dubra, explicou a atuação do programa no município. O objetivo é facilitar a interlocução entre a comunidade, as indústrias e os órgãos públicos para estabelecer planos de ação e resposta, visando aumentar a segurança e a resiliência local.

 

O Apell identifica os perigos e riscos que podem atingir as comunidades no entorno das empresas do polo industrial, ou seja, os acidentes tecnológicos, bem como os possíveis desastres naturais (por exemplo, escorregamento de morros, inundações e outros) que também possam atingir as comunidades. Ainda, no Apell são identificados os perigos e riscos no transporte de produtos perigosos (em rodovias e ferrovias) que podem atingir as comunidades nesses modais. "A Apell atua como um agente multiplicador e facilitador, sempre buscando oportunidades para melhores soluções", ressaltou Dubra.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo