CAPACITAÇÃO
. A capacitação ministrada pela professora Rute Priscila Lima dos Santos reuniu alunas interessadas em aprender uma nova profissão, ampliar as possibilidades de geração de renda e melhorar a autoestima.
Da redação
14/01/2026 - quarta às 10h21
O primeiro dia do curso de Maquiagem Profissional, nesta terça-feira (13), no Fundo Social de Solidariedade (FSS), foi marcado por entusiasmo e troca de experiências. A capacitação ministrada pela professora Rute Priscila Lima dos Santos reuniu alunas interessadas em aprender uma nova profissão, ampliar as possibilidades de geração de renda e melhorar a autoestima.
Logo nas primeiras horas, a sala já refletia o clima de expectativa. Espelhos, estojos de maquiagem e cadernos dividiam espaço com histórias pessoais e sonhos em comum. Entre as participantes, Silvia Manoela Teles de Souza vê no curso uma chance de mudança. "Principalmente para melhorar minha imagem profissional e também ajudar as pessoas ao meu redor. A gente aprende, por exemplo, como rejuvenescer a pele, afinar o rosto e realçar os traços, o que traz muita autoestima. Já na primeira aula foi possível ver bons resultados, e isso me deixou ainda mais confiante de que fiz a escolha certa".
A professora apresentou falou sobre cuidados com a pele, higiene dos materiais e a importância da maquiagem profissional no mercado de trabalho. Com linguagem acessível e exemplos práticos, destacou que a formação vai além da estética. "O objetivo é atualizar as técnicas profissionais, tanto para pessoas que já trabalham na área quanto para aquelas que desejam iniciar na profissão. Maquiagem também é autoestima, é acolher o outro. Aqui, elas aprendem técnica, mas também confiança para atuar profissionalmente".
A iniciativa é parte das ações do Fundo Social de Solidariedade, que tem como objetivo promover qualificação e inclusão social por meio de cursos gratuitos.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos