Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

ACONTECE

Cubatão + Sustentável: Fórum debate estratégias para consolidar crescimento de Cubatão

Inscrições seguem abertas até domingo (23). Discussões acontecem no Auditório do Senai Cubatão

Da Redação

23/11/2025 - domingo às 09h42

Acontece nesta segunda (24) em Cubatão, a primeira edição do Fórum Cubatão + Sustentável, realizado pelo Grupo Tribuna em parceria com a Prefeitura de Cubatão e empresas do polo industrial por meio do CIDE (Centro de Integração e Desenvolvimento) - Polo Cubatão. As discussões ocorrem no Auditório do Senai (Praça da Bíblia, nº1). Para participar, os interessados devem se inscrever AQUI ou copiar e colar no navegador: https://grupo-tribuna.evolurp.app/pages/evento?id=25 .

 

Cubatão traz, sobretudo, sua expertise no combate à poluição e controle ambienta. Após ter sofrido com graves problemas ambientais, especialmente nos anos 70 e 80, a Cidade comemora a resiliência e a transformação, há mais de 30 anos, em um dos principais exemplos de recuperação ambiental do Brasil. A modernização dos processos industriais, a adoção de sistemas rigorosos de controle e atuação conjunta entre poder público, empresas, comunidade e entidades ambientais permitiram a melhoria da qualidade do ar, redução de emissões atmosféricas e a regeneração da Serra do Mar.

 

Todo esse processo consolidou o Cubatão como laboratório de prática sustentáveis em seu parque industrial, que continua avançando com novas tecnologias e modelos de gestão ambiental. Atualmente o foco está na busca por soluções em energia, logística e competitividade que reforcem o desenvolvimento econômico aliado a responsabilidade ambiental.

 

Programação

Sustentabilidade que transforma – participam a vice-prefeita Andrea Castro; engenheiro agrônomo e ex-gerente regional da Cetesb, Sérgio Luiz Pompéia;  Damián Greco, diretor da Unipar Cubatão; e Cleiton Jordão Santos, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal.

 

No segundo painel, Gás natural, energia competitiva para o futuro – presidente do CIDE Cubatão, Ricardo Salgado; docente Taluia Croso, do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Sabrina Martins dos Santos, docente do Senai Santos; gerente geral das unidades da Yara em Cubatão, Cláudio Santos.

 

Cenários e perspectivas para o desenvolvimento econômico de Cubatão e região – Júlia da Mota, subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Américo Ferreira Neto, Presidente do Ciesp e vice-presidente Industrial da Usiminas; e Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo