CUBATÃO PIONEIRA
A Prefeitura de Cubatão assinou na noite desta sexta-feira (5) o termo de adesão à proposta 19 da Agenda 2030, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O lançamento ocorreu durante a abertura do Guará Fest, no Píer do Casqueiro
Da Redação
06/09/2025 - sábado às 10h51
A proposta do ODS 19 abrange arte, cultura e comunicação. A adesão coloca Cubatão à frente das demais cidades da Região nesta questão, que busca garantir a diversidade cultural, a democratização da arte e uma comunicação inclusiva. Por meio de abordagem inovadora, a proposta consiste em analisar como os movimentos artísticos, em suas expressões individuais e coletivas, são indutores da construção de uma cultura de paz, diversidade e sustentabilidade.
O lançamento oficial da adesão espontânea contou com presença de várias autoridades representando os poderes Executivo e Legislativo. O termo foi assinado pelo prefeito César Nascimento, Andrea Castro (vice-prefeita), Omar Bermedo (secretário de Cultura), Cláudio Barazal (secretário de Comunicação) e Sandra Godoy (coordenadora da Agenda 2030 do município).
"É uma alegria estar aqui hoje e avançar com a Agenda 2030 em nossa cidade, passo importante para reforçar que a sustentabilidade, paz e crescimento são pilares para nós", disse o prefeito César.
"No Brasil existe um Comitê Nacional, subordinado ao Ministério da Casa Civil do Governo Federal, que trata dos assuntos relacionados aos ODS propostos pela ONU. Em Cubatão, é importante ressaltar que temos uma Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que é composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada, a fim de ratificar o compromisso do Município em abraçar e adotar medidas transformadoras que visam à promoção do desenvolvimento sustentável, em consonância com os 17 objetivos preconizados pela ONU", afirmou a vice-prefeita, , simbolicamente ao lado de Lourimar Vieira, ator, produtor do Teatro do Kaos e idealizador do espetáculo 'Caminhos da Independência', ali representando toda a classe artística. .
Ela lembrou de que Cubatão já havia saído na frente quando no final do ano passado aderiu ao ODS 18, que promove a igualdade étnico-racial. "E, mais uma vez, somos pioneiros com a adesão ao ODS da Arte, da Cultura e da Comunicação (ODS 19)".
A fala da vice-prefeita, cujo gabinete cuida das tratativas da Agenda 2030 na Administração Municipal, foi reforçada por Sandra Godoy, ao dizer que a adesão "é mais um passo estratégico que traz um ganho significativo para a cidade, pois fortalece o senso de pertencimento, honrando e preservando as raízes do povo cubatense, mas com um olhar para a inovação, para o futuro, com vistas a fomentar ainda mais a arte. O ODS 19 se torna um ponto forte no fomento à atividade econômica, sendo diretriz para as políticas públicas em Cubatão", completou a coordenadora da Comissão da Agenda 2030.
Também participaram do evento a primeira-dama e curadora do Fundo Social de Solidariedade Janaína Lopes, os secretários Rafael Lamberti (CMT), Gilberto de Freitas (Procuradoria Municipal) e os vereadores Carioca, Edson Mota, Guilherme do Salão, Ronaldo da Comissão.
Agenda 2030 da ONU
Cabe lembrar de que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais, estabelecidas pela ONU em 2015, com aceitação de 193 países que se propuseram implantá-los até 2030. A Agenda em questão é um compromisso coletivo para melhorar a vida das pessoas, tanto agora quanto no futuro, com foco nos princípios que atendam simultaneamente Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias diversas. Todos esses objetivos estão interligados e dependem da cooperação entre governos, empresas, instituições e sociedade civil para serem alcançados com êxito.
Os 17 ODS preconizadas pela ONU são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
Deixe a sua opinião
ver todos