Domingo, 10 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,32

Santos

17ºC

COTIDIANO

Cubatão realiza ações do 'Agosto Lilás' no combate à violência contra a mulher

Secretaria da Mulher vai às ruas em campanha de conscientização ao longo do mês

Da Redação

10/08/2025 - domingo às 09h37

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, promove ao longo deste mês o Agosto Lilás, campanha de conscientização e de combate à violência doméstica contra a mulher. "Vamos percorrer diversas unidades de saúde, escolas, próprios públicos e comércio para afixar materiais de divulgação e cartilhas, orientando as mulheres a denunciarem situações de violência. A informação é tudo", explicou Jaque Barbosa, secretária da Mulher e dos Direito Humanos, destacando que essa ação ocorre nos dias 11, 14, 18 e 21/8.

 

De 26 a 29 de agosto, será montada uma tenda Lilás nas feiras livres com distribuição de material educativo e informativo, ações de saúde e beleza. As atividades acontecerão no Jardim 31 de Março, Casqueiro, Vila Nova e Jardim Costa e Silva. No dia 26 de agosto um pedágio na principal avenida da Cidade vai destacar o enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Agosto Lilás – Estabelecida pelo Governo Federal, a escolha do mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que foi assinada em 7 de agosto, referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. De acordo com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), a campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncia, promovendo uma rede de apoio para proteção para as vítimas. Confira a programação completa:

 

Dias 11, 14, 18 e 21/8  – Fixação de cartazes com temática sobre conscientização e enfrentamento à violência em equipamentos de saúde, comércio local, escolas e demais próprios públicos.

 

Dia 26/9 – Pedágio Lilás – Av. Nove de Abril no cruzamento com a Rua São Paulo e Praça Portugal das 10h às 16h – distribuição de material educativo e informativo sobre conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

 

De 26 a 29 de agosto, das 8h às 13h – Tenda Lilás e panfletagem nas feiras livres com distribuição de material educativo e informativo, ações de saúde e beleza.

26/8 – Terça na Feira do Jardim 31 de Março

27/8 – Quarta na Feira do Jardim Casqueiro

28/8 – Quinta na Feira da Vila Nova

29/8 – Sexta na Feira do Jardim Costa e Silva

 

Atendimento à mulher em Cubatão – Diferentes órgãos e serviços trabalham juntos para oferecer acolhimento, proteção e orientação às vítimas no município. A Secretaria da Mulher e Direitos Humanos reforça os canais de denúncia e os recursos disponíveis para quem precisa de ajuda ou quer ajudar.

 

Canais de denúncia
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
190 – Polícia Militar: em casos de flagrante

Boletim de ocorrência on-line: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia/violencia-domestica/triagem-de-vitima

153 – Guarda Civil Municipal (Guardiã Maria da Penha)
(13) 3364-3885 – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Av. Brasil, 384 – Jardim Casqueiro – Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

 

Rede de apoio à mulher em Cubatão –  O município conta com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), localizado na Rua Salgado Filho, 227 – Jardim Costa e Silva. O equipamento oferece acolhimento e acompanhamento a mulheres vítimas de violência e/ou em situação de risco. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar e pode incluir encaminhamentos para os seguintes benefícios, todos concedidos após avaliação técnica do CREAS.

Auxílio-aluguel: destinado a mulheres com medida protetiva e em situação de vulnerabilidade social e econômica

Auxílio-moradia: auxílio financeiro para custear despesas com moradia

Serviço de acolhimento: abrigo institucional para mulheres que precisam de proteção imediata


Serviços especializados – Guardiã Maria da Penha: projeto realizado em parceria com o Ministério Público, que garante a fiscalização de medidas protetivas por guardas municipais capacitados. O objetivo é inibir o agressor e acolher a vítima de forma humanizada.

Atendimento jurídico gratuito: a OAB Cubatão realiza plantão de atendimento jurídico para mulheres em situação de violência, além de casos de divórcio e pensão alimentícia. Atendimento às sextas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 15h – Av. Joaquim Miguel Couto, 696 – Centro.

Sala Lilás – Delegacia Sede de Cubatão: espaço reservado dentro do 1º Distrito Policial para atendimento exclusivo a mulheres, com privacidade e acolhimento. O registro do boletim de ocorrência é feito de forma on-line, por uma delegada. Atendimento: Segunda a sexta-feira: a partir das 19h. Sábados, domingos e feriados: 24 horas. Rua Dr. Roberto Almeida Vinhas, 25 – Sítio Cafezal – 1º DP

Como ajudar uma mulher vítima de violência – A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive de forma anônima. Basta ir a uma delegacia, ligar para o 180 ou procurar o Ministério Público. Também é possível oferecer apoio acolhedor, não deixar a vítima sozinha e ajudá-la a buscar atendimento especializado.

Secretaria da Mulher e Direitos Humanos –  A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SeMulher-DH) foi criada em 2025 e visa trabalhar de perto as questões de gênero, incluindo diversidade e igualdade Racial. A ideia é desenvolver políticas públicas de enfrentamento às violências e também de geração de trabalho e renda, acesso à atividades, cultura, entre outras ações.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

INVESTIMENTOS

Cubatão avança para uma iluminação pública mais sustentável

SANEAMENTO

Travessia subaquática para importação de água trará segurança hídrica ao Guarujá

SAÚDE

Bertioga recebe nova ambulância do SAMU para reforçar atendimento em Boraceia

2
Entre em nosso grupo