Quarta, 12 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,29

EuroR$ 6,13

Santos

22ºC

EVENTO

Cubatão participa da COP30 destacando ações de transição energética e sustentabilidade

Município apresentou avanços em governança ambiental e destacou ações de recuperação, inovação e desenvolvimento sustentável durante evento global em Belém

Da Redação

12/11/2025 - quarta às 19h30

O município de Cubatão marcou sua trajetória de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em Belém do Pará, abrindo oficialmente a série de trabalhos previstos para o evento. A comitiva cubatense está sendo representada pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Cleiton Jordão Santos. Já o prefeito César Nascimento estará no dia 15 de novembro, às 17h30, realizando a apresentação "Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis", no Pavilhão Brasil-Blue Zone.

 

Cleiton Jordão integrou o painel "Governos Locais pelo Clima: Por Uma Transição Energética Inclusiva", na COP30 – Amazon Climate Hub, organizado pelo Instituto Arayara, realizado no Pavilhão Green Zone, que reuniu representantes de diferentes cidades brasileiras e latino-americanas para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e transição energética justa. A mesa de debates foi moderada por Luísa Acauan, analista de Biodiversidade do ICLEI América do Sul, que lançou ao secretário cubatense a pergunta norteadora: "Diante do histórico industrial e da infraestrutura consolidada de Cubatão, como o município tem integrado a agenda da transição energética em sua estratégia de desenvolvimento territorial, buscando alinhar sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social?".

 

O secretário destacou as iniciativas que colocam o município cubatense em posição de destaque no cenário ambiental nacional, ressaltando a que cidade tem buscado alinhar sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social em sua agenda de desenvolvimento territorial. Ele reforçou a sua fala com a seguinte explanação:

 

 – Cubatão, ao longo de sua história, enfrentou a necessidade de mudanças profundas devido à degradação provocada pela poluição. Mas nós compreendemos que era imprescindível adotar uma nova governança ambiental, estratégica e comprometida com o futuro da nossa cidade. Nosso desenvolvimento industrial, embora importante, também trouxe desafios, como as ocupações irregulares em áreas de manguezais e encostas da Mata Atlântica. É justamente nessas áreas que estamos concentrando nossos esforços de recuperação, devolvendo à natureza aquilo que é seu por direito.

 

– Em abril, a Prefeitura de Cubatão assinou o termo de parceria Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Cidades Carbono Neutro. Essa iniciativa visa desenvolver e aplicar tecnologias inspiradas na natureza, como a bioengenharia, para aumentar a resiliência urbana aos impactos das mudanças climáticas, como a formação de ilhas de calor, a escassez hídrica e as tempestades intensas, além de ampliar a captura de gases de efeito estufa (GEE), como o metano e o dióxido de carbono (CO).

 

– As indústrias do polo cubatense também estão na vanguarda dessa transição energética. A Yara, por exemplo, lidera com a produção de amônia renovável; a Unipar modernizou a planta de hipoclorito de sódio; a Usiminas investe na produção de aço verde; e a Refinaria Presidente Bernardes trabalha na planta de BioQAV. Há ainda a ampliação e modernização de nossas ferrovias com uso de bioenergia e energia solar.

 

– Recentemente, entregamos moradias dignas aos moradores do Núcleo Mantiqueira, uma ação concreta rumo à redução do déficit habitacional e à garantia de uma vida mais digna para todos os cubatenses. Tenho orgulho de dizer que Cubatão foi reconhecida, como uma das Tree Cities of the World (Cidades Verdes do Mundo), distinção que reforça nosso compromisso de manter e ampliar nossas áreas verdes e sustentáveis

 

 – Na Vila Esperança, com a urbanização estamos criando o Cinturão Verde, quase 3 milhões de metros quadrados de áreas recuperadas e devolvidas à natureza, o equivalente a 19 Maracanãs repletos de verde e esperança para nossa cidade.

 

– Atualmente Cubatão está preparada para captar recursos e desenvolver projetos comunitários, sustentáveis e inovadores. Nosso potencial está à disposição, e é prioridade transformá-lo em realidade. Cubatão está no caminho certo e, juntos, construiremos uma cidade mais limpa, mais sustentável e mais justa para todos", finalizou Cleiton Jordão.

 

Sobre o painel, a primeira rodada debateu "Governos Locais pelo Clima", Já na segunda rodada, o tema foi "Perspectivas do Setor Privado e do Terceiro Setor – Financiamento e Governança para Transição Justa". O encontro reuniu representantes de cidades, estados e instituições financeiras e técnicas que se destacam por iniciativas voltadas à transição energética sustentável, desde projetos de geração distribuída e microrredes comunitárias até ações de eficiência energética e inovação social.

 

O diálogo buscou identificar caminhos concretos para uma governança multinível eficaz, articulando governos locais, nacionais e parceiros internacionais em prol de uma transição energética justa, colaborativa e centrada nas pessoas. Entre os participantes estiveram:

  • Cleiton Jordão, Secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal de Cubatão;
  • Eva Limone, secretária de Ambiente de Lomas de Zamora (Argentina);
  • Vladimir Chong, prefeito da Província de Maynas (Peru);
  • Maria Thereza Mesquita, assessora de Meio Ambiente do município de Contagem (MG);
  • Raphael Sereni, secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba (PA);
  • Rafael Lenzi, especialista sênior de Parcerias Estratégicas do FONPLATA;
  • Stefania Relva, diretora de Transformação Industrial do Instituto E+ Transição Energética;
  • Alexandre Sion, vice-presidente do Conselho Diretor do ICLEI América do Sul.

Durante o painel, os debatedores também discutiram os principais obstáculos e oportunidades na implementação de projetos de energia limpa na América do Sul, além dos próximos passos para tornar a transição energética sustentável, escalável e integrada às políticas urbanas e sociais.

 

Cleiton Jordão encerrou a sua participação afirmando que "a presença de Cubatão na COP 30 reforça o compromisso da cidade em participar ativamente dos debates globais, principalmente no que tange às mudanças climáticas, justiça ambiental e da bastante citada transição energética, fortalecendo políticas públicas voltadas para um futuro mais verde, inclusivo e resiliente".

 

Representando toda a Baixada Santista, Cubatão apresentou na COP 30 exemplos concretos de recuperação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável, reafirmando o protagonismo da região em políticas públicas voltadas à transição energética e à justiça climática. A presença da comitiva reforçou o papel do município como referência nacional em inovação verde e governança ambiental.

 

A participação cubatense continua nesta terça-feira (11). Às 15h será a vez da vice-prefeita Andrea Castro apresentar a palestra "Redução de Superpoluentes: Boas práticas de governos subnacionais da Argentina e do Brasil para territórios sustentáveis", na Blue Zone, espaço diplomático oficial da conferência, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU. Já no dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento realizará a apresentação "Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis", no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FESTEJOS

Valéria Valenssa será a Embaixadora do Carnaval de Santos 2025

SAÚDE

São Vicente emite decreto que torna obrigatória a apresentação de declaração de vacinação nas escola

PRIVATIZAÇÃO

PPP de Travessias Hídricas vai transformar a mobilidade no litoral com mais rapidez e conforto

2
Entre em nosso grupo