MEIO AMBIENTE
Medida tem como foco a economia circular
Da Redação
05/08/2025 - terça às 17h23
A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem), lançou na tarde da última quinta (31) o Programa 'Reciclar Vale+'. Aberta ao público, a cerimônia foi realizada no auditório do Senai. O programa tem como objetivo principal fortalecer a coleta seletiva na cidade, a economia circular e ampliar ações de educação ambiental utilizando tecnologias sociais para mobilizar diferentes atores na gestão de resíduos sólidos urbanos.
Na prática, o programa 'Reciclar Vale+' disponibiliza itens para troca mediante entrega de material plástico que poderá ser reciclado. O projeto faz parte do movimento nacional Programa Recicla Cidade, presente em 39 municípios brasileiros, uma iniciativa de mobilização socioambiental que promove a justiça ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas por meio da ampliação da coleta seletiva e da valorização dos resíduos recicláveis, por meio de metodologias participativas, gamificação e o reconhecimento de boas práticas sustentáveis.
Uma das metodologias adotadas pelo programa 'Reciclar Vale+' é o incentivo à entrega voluntária de materiais recicláveis, como embalagens plásticas de garrafas PET, frascos de xampu, amaciante e detergente, em troca de benefícios — como produtos de higiene, eletrônicos e outros itens. O evento contou com a participação de entidades parceiras, ONGs ambientais, conselheiros, servidores públicos, estudantes da escola anfitriã e cidadãos engajados na construção de um futuro mais sustentável.
'Reciclar Vale+', a Ecotroca – Como funciona:
A cada 1 kg de embalagens plásticas higienizadas, o participante recebe 1 ecomoeda;
Com a ecomoeda, é possível trocar por produtos disponíveis no local da ação (squeezes, mochilas, canudos reutilizáveis, escovas de bambu, ecobags, sabonetes glicerinados, cadernetas, pen drives e também produtos de uso pessoal, como sabonete facial, gloss, cosméticos, etc);
Quem trouxer ao menos duas embalagens higienizada já estará automaticamente participando do Movimento.
Regras para participar:
A ação é válida enquanto durarem os estoques de produtos;
Limite de uma troca por CPF ou entidade;
Somente serão aceitas embalagens plásticas devidamente higienizadas;
Materiais sujos não serão aceitos. Importante ressaltar que a equipe responsável poderá recusar materiais que não estejam em conformidade com as regras de higiene.
A Semam-SCBem informa que o próximo evento que tem conexão com o Projeto está programado para ocorrer no dia 23/8 (sábado), no bairro Pinhal do Miranda, especificamente na Faixa do Oleoduto, das 9 às 12 horas. É o Ecopet, uma ação de Ecotroca no modelo 'Separou Ganhou', em que a pessoa ao entregar a partir de 20 kg de materiais plásticos receberá em troca um Kit de alimentos (não perecíveis). Quanto aos pontos para o modelo Ecomoeda, a Secretaria ainda está definindo os locais.
Lançamento – No lançamento do 'Reciclar', a plateia foi contemplada com apresentação musical do Programa Cubatão Sinfonia, desenvolvido em diversos bairros da cidade. Cleiton Jordão, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, agradeceu ao Senai pela concessão do espaço e à equipe da Semam-SCBem pelo empenho. "Ressalto a importância deste momento pela oportunidade de apresentar um projeto com tamanha relevância para o meio ambiente, principalmente com viés de conscientização ambiental inserido, primordial para a economia solidária e circular", disse.
O secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Fernando Almeida Poyatos, fez questão de participar do evento e da experiência bem-sucedida da sua cidade nesse projeto: "É extremamente importante ver na plateia jovens estudantes, pois são eles que passarão as informações, sendo vetores do processo de conscientização", enfatizou.
O público ainda pôde acompanhar duas palestras. A primeira foi sobre Gestão de Resíduos/Economia Circular, ministrada pelo professor Lindionete Verderi Rodrigues, Instrutor de Formação Profissional do SENAI-Cubatão, que levou a plateia a refletir sobre a geração de lixo e responsabilidade de cada um nesse sentido. A outra palestra foi conduzida por Daniela Alecrim, Juliana Danezi e Gabriel Macário, representantes da instituição Espaço Urbano — idealizadora da metodologia do programa Recicla Cidade, que já recebeu 14 prêmios nacionais desde sua implementação no país. Os palestrantes apresentaram os fundamentos da metodologia, destacando a importância da articulação com empresas parceiras para ampliar os investimentos no município, bem como os mecanismos de engajamento de diversos setores: poder público, iniciativa privada, cooperativas e sociedade civil.
Entre as estratégias apresentadas, está o sistema de troca de materiais recicláveis por produtos ou serviços, prática que vem sendo adotada com sucesso em diferentes localidades, como em Cubatão, que será justamente pelo 'Reciclar Vale+'. A ação reforça o compromisso da cidade com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Para encerrar, Cleiton Jordão voltou para apresentar ao público o 'Reciclar Vale+', explicando que o projeto do Executivo foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que integra o Programa de Governo e que só saiu do papel porque contou com participação de outras Pastas da Administração. Jordão afirmou que o Governo Municipal entende que, "quanto mais se incentiva as pessoas a praticarem a coleta seletiva com destinação correta dos materiais e resíduos na Cidade, isso contribui para um meio ambiente mais sustentável. E quem ganha com isso é a população, todo o município".
O secretário ainda comentou sobre a importância do IGR – Índice Geral de Resíduos: "Quanto maior o IGR, mais recursos o Estado destina verbas direcionadas à implementação de políticas públicas ambientais no Municípios. Ou seja, o Estado ou a União premia quem faz, quem trabalha neste sentido. Por isso que o poder público local precisa estar engajado no desenvolvimento de projetos e medidas que estejam dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e este projeto está", destacou.
Demais Presenças – O lançamento do 'Projeto Recicla Mais' foi prestigiado também pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente de São Vicente, Mario Bueno, por Renata de Brito, Chefe de Gestão do Centro de Educação Ambiental de Bertioga. De Cubatão, compareceram Donizete Tavares e Ana Paula, respectivamente, secretários-adjuntos de Cultura e de Educação, e Christina Cândido, coordenadora da Defesa Civil (Comdec), alguns professores da Rede Municipal de Ensino e da Escola anfitriã do evento, entre outros.
Deixe a sua opinião
ver todos