Quinta, 02 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,34

EuroR$ 6,25

Santos

21ºC

GESTÃO CULTURAL

Cubatão elege propostas e os novos conselheiros durante a 11ª Conferência Municipal de Cultura

Evento foi realizado no Bloco Cultural, cujo tema "Cultura, Políticas Públicas Para Um Novo Tempo" foi discutido durante três dias, reunindo convidados especiais do meio artístico e os fazedores de Cultura da Cidade

Da Redação

02/10/2025 - quinta às 18h00

O Bloco Cultural Dr. José Edgar da Silva foi palco, de 23 a 25 de setembro, foi palco da 11ª Conferência Municipal de Cultura (Concult), cujo tema foi "Cultura: Políticas Públicas Para Um Novo Tempo". O evento foi promovido pela Prefeitura, sob  coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em consonância com o que preconiza a legislação específica, buscando atingir três objetivos principais: promover o debate sobre as políticas culturais por meio de painéis expositivos; revisar as diretrizes e metas do Plano Municipal de Cultura e eleger os membros da sociedade civil para as cadeiras setoriais do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC.


Durante os três dias, além da troca de ideias promovida por painéis com profissionais, a Conferência foi marcada por diversas apresentações artísticas, passando pela dança, música, teatro e literatura.  De acordo com a organização, o encontro teve um público rotativo de 210 pessoas, em média de 70 pessoas por dia. Os trabalhos foram realizados das 18 às 22 horas, seguindo todas as etapas previstas no Regimento.


"O que forma a identidade de um povo é a Cultura. Para mim, é satisfatório ver o trabalho que a Administração, por meio da Secult, vem fazendo em todos os cantos da cidade. O amor pela Cultura passa de geração a geração e isso tem formado o cidadão cubatense ao longo dos anos, pois não é segredo que que Cubatão sempre foi um celeiro de artistas, a nossa história prova isso", comentou a vice-prefeita Andrea Castro, na  cerimônia de abertura da Conferência, no ato representando o prefeito César Nascimento, logo após a fala do secretário Omar Bermedo, que havia dito que a equipe da Secult tem se desdobrado para pôr em práticas as políticas públicas, seguindo as orientações do prefeito para atender democraticamente todos os segmentos da Sociedade Civil, buscando dar sequência ao legado cultural da cidade.


A vice-prefeita ainda teve participação em um dos painéis da programação, quando fez uma apresentação sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU, que em Cubatão fica sob o 'guarda-chuva' do seu gabinete, e quais estão sendo atendidas no município, incluindo os ODS 18 e 19 do Brasil já com a adesão de ambos pelo do Governo Municipal.


A referida Conferência foi precedida por quatro pré-conferências setoriais , realizadas de 25 de agosto a 26 de setembro, abordando tópicos sobre audiovisual, artes visuais, circo, culturas populares, dança, literatura, música, patrimônio cultural e teatro, todas tendo como objetivo destacar novas metas e diretrizes para o Plano Municipal de Cultura da Cidade, sempre contando com representantes da sociedade civil e do poder público local. As Leis Aldir Blanc e a Paulo Gustavo foram comentadas sob o ponto de vista da importância do amparo à classe artística, que ambas vêm sendo amplamente aplicadas em Cubatão nos últimos anos.


Presenças

A cerimônia de abertura da 11º Concult contou com presenças do Secretário Allan Matias (Governo) e Fabrício Lopes (Semipee). O Ministério da Cultura (MinC) esteve representado por Alessandro Azevedo, coordenador do MinC no Estado de São Paulo.


Também marcaram presenças os vereadores Marcos Roberto (Tinho), José Alan dos Santos (Batoré),  José Afonso (Afonsinho), Jair do Bar e Alessandro Oliveira.  O artista Manoelito Martins, também chamado de "Lito do Brasil" – músico cubatense que se destaca por tocar violão mundo afora, esteve presente em todos os dias da Concult. Outras autoridades e grandes personalidades artísticas contribuíram participando dos painéis providos ao longo da programação geral.


Plenárias geral e final

As Salas Setoriais foram compostas pelos 8 (oito) segmentos artísticos que constituem a representação da sociedade civil no CMPC: artes visuais; audiovisual e multimeios; cultura popular; dança; livro, leitura e literatura; música; teatro; e circo, quando  cada Sala Setorial podia escolher, dentre os presentes, 2 (dois) membros: 1 (um) para a coordenação dos debates e 1 (um) para a relatoria dos trabalhos. Ainda houve a Plenária Geral, com a realização dos Setoriais Artísticos, momento das discussões, deliberações, seguidas da votação dos temas e também a eleição dos novos Conselheiros de Cultura, tudo feito conforme o regimento interno.


Painéis realizados e os seus respectivos painelistas, todos seguidos de uma troca experiências entre si e com a plateia:  

Dia 23/9 (terça-feira)  – Painel 1 – POLÍTICAS CULTURAIS PARA UM NOVO TEMPO

Painelistas:

Andrea Castro

Vice-prefeita e secretário de Habitação cubatense; Alisse Flora – Atriz, integrante  do Coletivo 302 e ex-presidente Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC; Donizete Tavares – secretário-adjunto da Secult; Omar Bermedo – titular da Secult de Cubatão.


Dia 24/9 (quarta-feira) – Painel 2 – POLÍTICA CULTURAL NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA

Painelistas:

Guilherme Amaral Belo

Professor, vereador e atual presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Cubatão; Alexandre Rodrigues – Secretário de Cultura de São Vicente; Ney Carlos da Rocha – secretário-adjunto de Bertioga; Maria Francisca – Presidente da 'Film Commission Santos'; Cassiana Tomilhero  –  Diretora de Políticas Culturais da Secult de Peruíbe; Rafael – Diretor Cultural do SESI Baixada Santista.

 

Dia 25/9 – (quinta-feira) – Painel 3 – POLÍTICAS DE FOMENTO E CULTURA VIVA

Painelistas:

Addriana Cutino

Empreendedora e jornalista – Trabalhou por muitos anos na TV Tribuna Santos; Zeca Rodrigues – Produtor Cultural, ator, renomado dançarino e ex-secretário de Cultura de Cubatão; Omar Bermedo ; Carlos Valente – Produtor Cultural com 40 anos de experiência nas artes visuais e musicais por toda a região.

 

Confira abaixo os nomes dos novos integrantes do CMPC eleitos para 2025-2027 por suas respectivas áreas:

Arte Visual e Multimeios – Silvana de Fátima Moreira dos Santos (titular) e Thays Emídio Ferreira dos Santos (suplente)

Audiovisual – Márcio de Oliveira Chaves (titular) e Daniel Henrique Macedo de Souza (suplente);

Circo – Não houve preenchimento. As duas vagas serão eleitas via chamamento público do CMPC

Cultura Popular – João Victor  Custódio Damasceno (titular) e Alexandra Araújo Ferreira (suplente);

Dança –  Cristiane Helena Silva (titular) e Camila Gouveia Batista Costa (suplente);

Literatura – Francisco Torres (titular) e Débora Nascimento (suplente);

Música – Thiago Andrade Barbosa (titular) e Carlos Pinheiro dos Santos dos Santos da Conceição – DJ Canário (suplente).

Teatro –  Antônio Simões – Kokinho Guerreiro (titular).


"Foram três dias fantásticos de muita participação dos fazedores de políticas  da nossa Cidade e até da Região. Cerca de 70 pessoas passaram pelo Bloco Cultural para, de alguma forma, contribuírem com as discussões e os trabalhos dessa Conferência. Foram mais de 200 pessoas englobando todos os segmentos, sendo representados e ouvidos de forma democrática. Este público teve a oportunidade de presenciar e conferir os ricos painéis com a participação de personalidades gabaritadas, proporcionado uma troca de experiência significativa sobre a diversidade cultural cubatense, que impacta positivamente a Região da Baixada Santista. Por fim, os devidamente inscritos elegeram as propostas e os conselheiros que vão tocar o CMPC pelos próximos dois anos, até outubro de 2027", disse o titular da Secult.


Quanto às propostas aprovadas e eleitas pelos Plenária, serão compiladas e servirão de embasamento para a elaboração de um plano de médio prazo que seja apresentado à Administração Municipal para dar sequência à implementação das  políticas públicas culturais na cidade dentro dos anseios do meio artístico em suas variadas vertentes.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE PÚBLICA

+Saúde PG: programa resultará em 500 mil consultas, exames e procedimentos até o fim do ano

BENEFÍCIO AO CIDADÃO

Santos começa a cadastrar moradores solicitando isenção de pedágio na Área Continental

SOLIDARIEDADE EM AÇÃO

Fundo Social de Mongaguá recebe doações da campanha Cidadão Solidário

2
Entre em nosso grupo