CUBATÃO
Município inaugura 15 pontos de entrega voluntária de vidro e promove ações educativas
Da Redação
05/12/2025 - sexta às 12h00
Cubatão (SP) avança na agenda da sustentabilidade com a instalação de 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta de embalagens de vidro. A inciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura da cidade, a Verallia, multinacional francesa líder na fabricação de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, e a Massfix, maior recicladora de vidros da América Latina.
Os novos PEVs fazem parte do Programa Vidro Vira Vidro, ação criada pela Verallia e Massfix e que vem ampliando a logística reversa do vidro em diferentes cidades brasileiras. Todo o material recolhido é destinado à reciclagem, retornando à cadeia produtiva da própria indústria, virando novas embalagens.
A parceria foi estabelecida por meio de chamamento público: a Verallia é responsável pelo fornecimento dos PEVs; a Prefeitura, pela disponibilização dos espaços públicos para instalação; e a Massfix, pela coleta e destinação ambientalmente correta do vidro recolhido. O modelo garante rastreabilidade, fechamento de ciclo e impacto ambiental positivo. Posteriormente, todo o vidro é reciclado nas fábricas da Verallia, virando novas embalagens.
Além da entrega dos novos pontos, a ação marca o início de atividades de conscientização ambiental, com foco em envolver a população na separação e destinação correta das embalagens de vidro.
Segundo o Secretário de meio ambiente, segurança climática e bem-estar animal de Cubatão, Dr. Cleiton Jordão Santos, a chegada do programa reforça o compromisso da cidade com práticas sustentáveis:
“Com a chegada do Programa Vidro Vira Vidro, Cubatão reafirma seu compromisso com a responsabilidade compartilhada e com a construção de uma cidade mais sustentável. A gestão dos resíduos não é apenas dever do poder público, ela exige o engajamento das empresas e da população. Este é um exemplo concreto de como a logística reversa e a economia circular podem transformar desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento. Cada garrafa que volta ao ciclo produtivo representa menos impacto no meio ambiente e mais eficiência para toda a cadeia. Estamos avançando juntos rumo a uma Cubatão mais limpa, consciente e inovadora.”
O Programa já registra resultados expressivos em todo o país: 5.198 toneladas de vidro recicladas em 2024, crescimento de 33% em relação ao ano anterior, o equivalente a mais de 27 milhões de garrafas reaproveitadas e à redução de 780 mil toneladas de CO emitidas na atmosfera.
“Com os novos pontos de coleta, reafirmamos nosso compromisso de tornar a reciclagem de vidro mais acessível e de apoiar, junto à sociedade, a consolidação de uma economia circular de verdade”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.
Com os novos PEVs, Cubatão se consolida como agente em prol da sustentabilidade e reforça a importância da colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na promoção da reciclagem e da economia circular.
“A implantação do programa em Cubatão mostra que a reciclagem de vidros avança quando há engajamento e cooperação. Essa iniciativa transforma o destino dos resíduos e gera benefícios duradouros para a comunidade e para o planeta”, afirma Juliana Schunck, CEO da Massfix.
Deixe a sua opinião
ver todos