Segunda, 17 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,14

Santos

28ºC

MEIO AMBIENTE

Cubatão apresenta painel na COP30 e reforça protagonismo ambiental e liderança em sustentabilidade

Prefeito César Nascimento participou de painel neste sábado (15)

Da Redação

17/11/2025 - segunda às 07h33

Único município paulista a integrar a programação oficial de painéis da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Cubatão reafirmou nesta quinta-feira (15) sua liderança ambiental ao apresentar, no Pavilhão Brasil – Blue Zone, Auditório Cumaru, a transformação histórica que levou a cidade de símbolo da poluição industrial a referência nacional e internacional em recuperação ambiental.

 

O painel foi conduzido pelo prefeito César Nascimento, que apresentou a trajetória de Cubatão, suas ações inovadoras e os projetos estruturantes que posicionam o município na vanguarda da sustentabilidade no Brasil. "Não viemos à COP apenas contar histórias, mas propor soluções. Nossa experiência — de Vale da Morte a Cidade Verde — nos qualifica para liderar uma nova agenda para o futuro", afirmou o prefeito durante sua apresentação em tom emocionado.

 

Após sua palestra no Blue Zone, o prefeito participou, no mesmo local, de mesa de ideias junto a dirigente do Quênia; Hernán Hougassian, Diretor de Transição Ecológica da província de Buenos Aires na Argentina; e Alessandra Fajardo, diretora executiva técnica do Cebeds – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Projetos inovadores apresentados – No encontro, César Nascimento destacou iniciativas que consolidam Cubatão como polo de inovação climática, entre elas: projetos de crédito de carbono azul, focados na captura de CO em ecossistemas de manguezais, com potencial para gerar renda limpa e fortalecer a economia verde local; casas flutuantes e infraestrutura verde, exemplos de soluções de adaptação climática desenvolvidas pelo município; avanços do Polo Industrial de Cubatão na descarbonização, incluindo diesel 100% renovável, querosene verde para aviação e implantação de centro de produção de hidrogênio verde.

 

O prefeito também informou o interesse do município em criar um Centro de Pesquisa de Manguezais, fortalecendo a agenda científica e a proteção dos ecossistemas costeiros que fazem de Cubatão uma referência ambiental. "Já pentre Governo, Comunidade e polo industrial funciona. Nossos projetos podem ser replicados e mostram que Cubatão está preparado para liderar soluções reais de adaptação e transição energética", destacou César.

 

Articulação internacional e busca por investimentos – A participação de Cubatão na COP30 vai além da apresentação do painel. A delegação municipal vem fortalecendo conexões estratégicas com governos e instituições internacionais. Estão em andamento articulações com a União Europeia, governo espanhol e diversas instituições voltadas ao financiamento climático e inovação urbana. O objetivo é o de ampliar cooperações técnicas em planejamento urbano, arborização, adaptação climática, sustentabilidade e desenvolvimento social.

 

Para a vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, a COP30 representa também uma oportunidade de captação de recursos. "Esta é a COP da adaptação, mas também do financiamento. Tivemos conversas com muitos fundos internacionais, e eles estão de olho em bons exemplos, boas práticas. A cidade de Cubatão mostrou que está pronta", afirmou a vice-prefeita.

 

A participação na COP30 reforça um novo momento para Cubatão, que se consolida como cidade modelo em urbanização sustentável, inovação social, transição energética e justiça climática. Além de mostrar que Cubatão é um novo Município — agora reconhecido como Cidade Verde do Mundo (Three Cities of the World), "mostramos que existem projetos concretos, ideias e iniciativas em andamento. Temos um longo caminho pela frente, mas estamos trabalhando incansavelmente para transformar essas oportunidades em conquistas reais para nossa população", concluiu o prefeito César Nascimento.

 

A comitiva cubatense, formada além do prefeito e da vice, pelo secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, Cleiton Jordão Santos, e pelo secretário de Comunicação Social, Claudio Barazal, participou durante toda a semana de diversas atividades na COP30. No primeiro dia, o secretário Cleiton Jordão apresentou, no Amazon Climate Hub, as ações de transição energética e governança ambiental de Cubatão, destacando a recuperação de áreas naturais, o uso de bioengenharia e o avanço das indústrias locais rumo à descarbonização.

 

Depois, a vice-prefeita Andrea Castro representou a cidade na Blue Zone em painel conjunto com o Governo da Argentina sobre redução de superpoluentes e urbanização sustentável. Ela reforçou o histórico de superação ambiental de Cubatão e sua atuação em justiça climática. Andrea também reuniu-se com delegações da Coreia do Sul e da China, ampliando parcerias internacionais.

 

O município avançou em negociações com fundos como Fonplata, União Europeia e GIZ, apresentando projetos de urbanização da Vila dos Pescadores e Vila Esperança, além de iniciativas de adaptação climática, arborização e recuperação de ecossistemas. O retorno foi positivo e abre caminho para novos investimentos. A agenda foi concluída com a apresentação do prefeito César Nascimento no Pavilhão Brasil. Cubatão encerra sua participação na COP30 fortalecida em sua projeção nacional e internacional, ampliando parcerias e consolidando políticas públicas voltadas a um futuro mais verde, resiliente e inclusivo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SOCIAL

APAE São Vicente lança campanha de doações e patrocínios para garantir continuidade dos atendimentos

QUALIFICAÇÃO

Curso para mulheres de Santos ensina reparo de pinturas em edificações e as inscrições estão abertas

MOBILIDADE

Obras do VLT na Área Continental avançam para nova etapa

2
Entre em nosso grupo