TECNOLOGIA NO TRANSPORTE
O aplicativo Quanto Tempo Falta, ferramenta oficial para acompanhar em tempo real a chegada dos ônibus de Santos e Baixada Santista, continua se tornando cada vez mais popular entre os santistas
Da Redação
06/09/2025 - sábado às 11h44
Entre janeiro e junho de 2025, foram registrados 24,8 milhões de acessos, número 10,3% superior ao mesmo período do ano anterior – 22,4 milhões de acessos no 1º semestre de 2024.
O resultado reforça a consolidação do aplicativo, que em 2024 bateu a marca histórica de 47 milhões de acessos, aumento de 23,6% em relação a 2023 (38 milhões).
Por meio da ferramenta, o usuário sabe em quanto tempo chegarão ao ponto os coletivos das linhas que servem ao seu destino. Assim, pode se programar, em casa ou no trabalho, e ir ao ponto em momento próximo à chegada do ônibus, podendo se organizar para chegar na hora certa, sem perder tempo esperando. E se já estiver no ponto, basta escanear o QR Code disponível e visualizar na tela do celular em quantos minutos o ônibus vai passar.
O aplicativo mostra, ainda, os pontos de parada mais próximos, as linhas que passam por eles, além de informações sobre prefixo, nome do motorista, integração com o VLT, climatização, wi-fi e acessibilidade.
OTIMIZAÇÃO
O sistema é alimentado por monitoramento via GPS, que disponibiliza a atualização da localização dos ônibus a cada 30 segundos, garantindo precisão e segurança aos usuários. Gratuito e disponível para download nas plataformas Google Play Store e na Apple Store, o Quanto Tempo Falta é desenvolvido e administrado pela Viação Piracicabana e pela BR Mobilidade.
Segundo Marcelo Afonso Prado, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos, o aplicativo auxilia significativamente na rotina dos passageiros. "O Quanto Tempo Falta é uma ferramenta que ajuda a otimizar o tempo de quem depende do transporte coletivo todos os dias. O usuário consegue se planejar melhor, reduzir o tempo de espera e tornar seus deslocamentos mais práticos e eficientes".
A estudante Kaylane Cristina dos Santos destacou a praticidade do aplicativo. "Economiza muito o meu tempo. Como o ponto de ônibus é perto da minha casa, fico acompanhando e quando falta três minutos, vou para lá. Assim, não preciso ficar esperando muito tempo e nem sair correndo".
Também estudante, Giovanne Ramos contou que usa o aplicativo todos os dias para ir e voltar da escola. "Me ajuda muito, mostra as rotas, e quando vou a lugares que não conheço, é ótimo. O aplicativo é realmente muito importante, especialmente quando a gente não conhece o local. É muito útil para que a gente consiga se programar antes de sair de casa e se orientar enquanto estamos dentro do ônibus".
A mesma opinião tem a promotora de vendas Fabiana Felix. "Eu uso o aplicativo desde que iniciou. Otimiza bem o meu tempo em relação aos horários dos ônibus".
MODERNIZAÇÃO
O transporte coletivo de Santos também avança na modernização da frota. Em junho, foram entregues 18 ônibus 0km, que passaram a integrar a operação municipal. Com isso, a frota de 200 veículos chega a 25% composta por modelos Euro 6, que reduzem em até 75% a emissão de gases poluentes em comparação à tecnologia anterior.
A idade média dos veículos é de 3,5 anos, uma das mais baixas do país, resultado da política de renovação contínua da frota. Os novos coletivos são equipados com Wi-Fi, ar-condicionado, plataforma de acessibilidade e biometria facial, garantindo mais conforto, segurança e tecnologia aos passageiros.
Deixe a sua opinião
ver todos