ATENDIMENTO
A Secretaria de Saúde orienta aos munícipes a manterem os dados cadastrais sempre atualizados para que possa ser realizado o chamado para o mutirão
Da Redação
04/09/2025 - quinta às 13h00
O Corujão da Saúde, mutirão de exames e consultas vasculares em Santos, realizou sua primeira noite, nesta terça-feira (2), com 13 procedimentos (65% de comparecimento) no Hospital Arthur Domingues Pinto, no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (CHZNO), no bairro Castelo.
A ação da Secretaria de Saúde de Santos (SMS) visa reduzir a fila de espera para exames vasculares e consultas com médicos especialistas em cirurgia vascular. A expectativa é atender cerca de 4 mil pacientes nos próximos três meses
O Corujão da Saúde, que está funcionando em horário estendido, atende pacientes de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos domingos, das 8h às 14h, com possibilidade de ampliação do horário em dias de maior demanda, de acordo com disponibilidade ambulatorial.
O mutirão segue até o final de novembro e disponibilizará atendimentos para quem já possui encaminhamento para ultrassonografia com doppler, ITB (índice tornozelo-braquial) e consulta com cirurgião vascular. O agendamento é feito a partir de contato da Central de Agendamentos de Santos, que telefona para o paciente.
"Conseguimos reorganizar as escalas e as equipes médicas e de enfermagem, além de ampliar a disponibilidade das salas e estender o horário de atendimento. Com as nossas especialidades, temos a possibilidade de encaminhar casos menos complexos para o ambulatório e absorver os casos mais graves. Somos uma referência no Município nesse tipo de atendimento especializado", afirmou a coordenadora do Complexo Hospitalar, Christiane Porto.
ALÍVIO
Uma das pacientes beneficiadas foi Maria Sônia da Silva, de 54 anos, que trabalha como doméstica. "Fiquei muito contente que me ligaram para esse mutirão. Muita gente precisa, não é? Eu gostei muito, e o horário foi maravilhoso, principalmente para quem trabalha como eu".
Já o pizzaiolo Heleno Vicente, também de 54 anos, comemorou o atendimento após sofrer com varicorragia (estouro de varizes). "Trabalho 12 horas por dia, e isso prejudicou muito a minha saúde. Lembro que, na época do ocorrido, fui muito bem atendido aqui mesmo. Hoje estou muito feliz por ter sido chamado para esse acompanhamento. É um alívio."
DADOS CADASTRAIS
A Secretaria de Saúde orienta aos munícipes a manterem os dados cadastrais sempre atualizados para que possa ser realizado o chamado para o mutirão.
Caso o munícipe tenha trocado o número de telefone recentemente, é necessário atualizar as informações no prontuário. Basta comparecer à policlínica de referência do local de moradia, com documento com foto e solicitar a mudança.
Deixe a sua opinião
ver todos