CUBATÃO
Vereador licenciado e atual secretário de Governo da Prefeitura, ele lidera a corrida sucessória pela Chefia do Executivo cubatense
da Redação BS9
29/01/2024 - segunda às 00h01
Divulgação
Portal BS9: Por que o sr. deseja ser prefeito de Cubatão?
César Nascimento: Neste momento sou apenas pré-candidato a prefeito, ainda é necessário que meu nome seja aprovado na convenção partidária. Mas me coloquei à disposição para concorrer à Prefeitura de Cubatão porque sei que podemos continuar transformando esta Cidade. Participei ativamente no processo de reconstrução do Município. Um projeto iniciado pelo prefeito Ademário que, literalmente, está construindo uma nova Cubatão. Contudo, esse processo envolve obras gigantescas, um planejamento cuidadoso e muito técnico. Não é possível fazer tudo isso em apenas oito anos. Por isso acredito que é fundamental darmos continuidade a tudo que foi pensado e iniciado. Parar este processo agora seria fazer a Cidade retroceder décadas. Gosto de usar o exemplo de Praia Grande, que só é referência nacional em desenvolvimento e crescimento econômico e social porque o projeto do grande prefeito Alberto Mourão vem sendo desenvolvido há duas décadas.
Quando dizem que vão transformar Cubatão da noite para o dia, essas pessoas claramente não têm projeto de cidade, mas sim um projeto pessoal. As pessoas sabem que grandes mudanças demandam tempo. E é por isso que decidi me colocar para ser condutor desta história. O prefeito Ademário aterrou o caminho. Agora precisamos pavimentá-lo.
BS9: Imaginando que o sr. será eleito prefeito de Cubatão, qual será a primeira medida que o sr. irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?
César: Se Deus e o povo permitirem que eu seja eleito, a minha primeira medida será a de firmar uma grande aliança para o progresso de Cubatão. Pretendo unir Indústria, Comércio, Universidades, Escolas Técnicas, órgãos estaduais e federais, entidades de servir, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário num grande pacto pelo Município. É preciso união e harmonia para que os projetos que estão em andamento sejam concluídos. Pode parecer exagero, mas não é. Os projetos de urbanização da Vila Esperança e Vila dos Pescadores envolvem cerca de 50 mil pessoas. É praticamente a metade da nossa população. É projeto que transformará a cidade e colocará fim aos dois maiores bolsões de pobreza do município. Vamos levar dignidade, serviços públicos, qualidade de vida para milhares de famílias. Não teremos mais duas cidades em uma só. Não haverá mais a Cubatão do Centro, do asfalto e a Cubatão da periferia.
Ao mesmo tempo, temos de fortalecer a região central, a classe média cubatense, os comerciantes, pequenos empresários e o Polo Industrial, que é a nossa grande fonte de arrecadação de tributos, para que toda a cidade se desenvolva junta e também esteja preparada para um futuro de progresso econômico e social.
BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentado hoje pelo município de Cubatão e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?
César: É o nosso grande déficit habitacional, onde milhares de pessoas vivem em áreas irregulares. Porém, é um problema que enfrentamos desde o primeiro dia de governo. Fomos a única administração que teve coragem de realmente encarar o processo de favelização da Cidade. Os projetos de urbanização da Vila Esperança e da Vila dos Pescadores já estão em andamento. As obras já começaram, as primeiras unidades habitacionais já estão em fase avançada de construção.
Não é preciso ter muito conhecimento técnico para entender que é preciso coragem para colocar em prática uma obra de engenharia gigantesca, que envolve até mesmo a construção de uma via de nove quilômetros sobre o mangue para impedir novas invasões.
É preciso coragem para executar uma obra tão complexa socialmente dizendo, porque envolve a transferência de milhares de famílias e de residências em palafitas. Mas nós tivemos coragem e estamos colocando em prática. São projetos longos, caros, mas que estão sendo colocados em prática. Temos cerca de R$ 400 milhões em caixa para realizar as obras, está tudo planejado. Será que um outro governo teria esta coragem? Ou melhor, outra administração no futuro dará continuidade? Eu posso afirmar com toda certeza que, se, após todo o processo das eleições, meu nome for o eleito, irei dar continuidade.
BS9: O sr. poderia dizer quais as três principais ações e ou programas que pretende desenvolver caso venha a se tornar prefeito de Cubatão?
César: Como disse, neste momento ainda sou apenas pré-candidato a prefeito. Mas claro que faço planos caso seja eleito. Tenho a ideia de modernizar o sistema atual de manutenção urbana, criando um programa específico e contínuo de zeladoria. O melhor formato ainda estamos estudando. Contudo, posso adiantar que daremos respostas rápidas para a manutenção da Cidade.
Outro ponto vai ser a Saúde. Pretendemos inaugurar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ainda neste ano. Ele será referência para todo o Litoral Paulista porque está em um grande complexo hospitalar que conta hoje com um hospital especializado em nefrologia e oncologia, um Pronto Socorro, um Hospital de média complexidade, um PS Infantil (único público da Baixada) e uma Policlínica que fica há algumas quadras. A minha intenção é fazer com que o cidadão possa passar pelo atendimento médico completo na mesma região, sem precisar se deslocar. Será criado um programa específico chamado Saúde Cidadã, que fará toda a gestão que também incluirá o Saúde na Palma da Mão, que será um aplicativo para marcar consultas e o Remédio em Casa, que levará o medicamento na porta das pessoas.
Na área econômica, pretendo dar atenção ao comércio local e ao Turismo. Teremos o Avança Cubatão, que vai incentivar, profissionalizar e investir no comércio local com uma série de benefícios e serviços que serão revelados posteriormente, mas que já estão em fase de estudos pela minha equipe. Desenvolver o setor de serviços da Cidade é fundamental para o fomento do Turismo. Temos um potencial turístico enorme, que vem sendo explorado de forma inédita na nossa administração. A construção do Píer é uma prova disso. Semanalmente atraímos centenas de famílias de várias cidades da região e do Estado. Crescemos muito e vamos continuar crescendo e atraindo a cada dia mais visitantes para o nosso município.
BS9: O sr. já tem definido o nome do candidato a vice-prefeito(a) em sua chapa? Quem é ele(a)?
César: Ainda não sou candidato. Apenas pré. O nome do vice ou da vice será anunciado após o meu nome ser aprovado pelo partido como candidato a prefeito.
BS9: Em termos políticos e também de gestão pública, que qualidades o sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?
César: Estou há praticamente 25 anos na vida pública. Doze anos como assessor parlamentar e outros 12 como vereador. Neste período, fui presidente da Câmara de Cubatão e tive minhas contas aprovadas. Há sete anos estou no Poder Executivo ocupando a Secretaria de Governo, por onde passam todos os projetos da Prefeitura. Ocupei também a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento e de Comunicação. Posso dizer que aprendi o processo político e administrativo de ponta a ponta. Conheço como funciona a máquina pública e a dinâmica de nossa cidade. Não caí de paraquedas onde estou. Tenho experiência, conhecimento e competência para administrar uma cidade.
BS9: O sr. está satisfeito com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo? E do Presidente Lula, à frente da Presidência da República?
César: O governador Tarcísio é um grande homem público. Independentemente de partido político, administra o Estado de forma republicana dando atenção a todos os municípios paulistas. O governador tem sido um grande parceiro de Cubatão. Está apoiando a Cidade em todos os seus grandes projetos e colocou a retomada do crescimento do nosso Polo Industrial como prioridade. E está mais do que provado as suas qualidades técnicas e administrativas. Só temos a agradecer por sua contribuição para a cidade
O presidente Lula, inegavelmente, também é um grande homem público. A prova disso é que está governando o País pela terceira vez. Também de forma republicana e sem nunca ter fechado as portas para Cubatão. No início do ano anunciou investimento bilionário na nossa Refinaria Presidente Bernardes, que será um salto para o futuro na busca de nos tornarmos um polo de energia renovável. Espero poder fechar grandes parcerias com o Governo Federal para continuar transformando a Cidade.
BS9: O sr. aprova ou reprova o desempenho do atual prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira, à frente do Executivo Municipal?
César: O prefeito Ademário já faz parte da história de Cubatão. Não há um prefeito na nossa história recente que fez mais obras na Cidade. A sua capacidade administrativa é absurda. Pegamos uma prefeitura praticamente quebrada, com salários dos servidores atrasados, fornecedores sem receber, hospital fechado, uma série de convênios travados e, com praticamente o mesmo orçamento, conseguimos reverter o cenário. Servidores estão com o salário e benefícios em dia, hospital reaberto e funcionando plenamente. Fizemos obras importantíssimas como PoupaTempo, Bom Prato, Píer Casqueiro, Urbanização da Vila Esperança, da Vila dos Pescadores, estamos construindo uma nova escola, revitalizamos e construímos novas praças, campos de futebol, estamos terminando o Ambulatório Médico de Especialidades, está em fase conclusão nosso novo Complexo de Saúde Mental, que será um dos únicos da região com atendimento psicológico especializados em crianças e adolescentes. E é bom enfatizar, fizemos tudo isso com praticamente o mesmo orçamento da administração anterior a nossa.
BS9: O sr. assume o compromisso de, caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, do Esporte e da Cultura, já no seu segundo ano de Governo?
César: Lembro novamente que ainda sou pré-candidato. Mas meu compromisso não é apenas com o Turismo, Esporte, Cultura. Meu compromisso será com todas as áreas. Vamos investir em todos os setores da administração pública para continuar o processo de reconstrução da cidade iniciado há sete anos, integrando e transversalizando o investimento de recursos.
BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e da Segurança no município de Cubatão?
César: Já estamos melhorando. Criamos a Guarda Municipal que, apesar de ser a mais nova da região, é uma das mais bem estruturadas. A nossa GCM vem desempenhando um trabalho incrível, apoiando as polícias civil e Militar na preservação dos próprios e manutenção da ordem pública. O nosso planejamento é aumentar gradativamente o seu efetivo nos próximos anos. Também estamos usando a tecnologia a favor da segurança pública. Iniciamos a instalação de um sistema global de monitoramento com câmeras de segurança inteligentes em mais de 500 pontos da Cidade, que será interligado com as centrais de monitoramento da PM e também Ecovias.
Na Saúde também. Com o início das atividades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e do Complexo de Saúde Mental, Cubatão terá um sistema público de saúde completo, novamente sendo único em toda Baixada Santista. Também estamos reestruturando as nossas Unidades de Saúde da Família (UFSs), que seguirão o padrão da UFS do Jardim Nova República, que é considerada quase uma unidade hospitalar de pequeno porte.
Leia amanhã, dia 30, a entrevista com o médico Dr. Paiva, pré-candidato à Prefeitura de Cubatão
Deixe a sua opinião
ver todos