Terça, 10 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

REGRAS

Confira os horários e normas para o comércio durante o verão em Mongaguá

Para garantir o funcionamento ordenado da cidade, a Prefeitura orienta comerciantes e a população sobre as regras vigentes

Da Redação

24/12/2025 - quarta às 09h58

Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, Mongaguá se prepara para receber um grande fluxo de turistas.

 

Para garantir o funcionamento ordenado da cidade, a Prefeitura orienta comerciantes e a população sobre as regras vigentes para o setor comercial e de serviços, com o objetivo de equilibrar o lazer dos visitantes, o sossego dos moradores e o cumprimento da legislação municipal.

 

Horários de funcionamento do comércio

Comércio geral, shoppings e lojas: funcionamento das 08h às 22h.

Adegas e tabacarias: podem operar das 08h às 24h. Após este horário, o fechamento é obrigatório para evitar aglomerações e poluição sonora em bairros residenciais.

Conveniências e postos de combustíveis: mantêm o atendimento 24 horas.

Quiosques de madeira (orla): das 07h às 22h.

Quiosques de alvenaria (orla): das 07h às 24h. De acordo com o Decreto nº 7.966/2025, os estabelecimentos podem solicitar à Prefeitura um Alvará Suplementar para estender o atendimento até as 03h.
 

 

Regras na faixa de areia: direitos do consumidor

Um dos pontos de maior atenção da fiscalização será a ocupação da faixa de areia. O Decreto nº 7.918/2025 limita a montagem de até 20 conjuntos (mesa, cadeiras e guarda-sol) ou 30 banquetinhas de apoio por quiosque. Além disso, os seguintes pontos são cruciais para evitar abusos:

 

Consumação mínima proibida: é expressamente proibido exigir um valor mínimo de gasto para que o cliente ocupe as mesas na areia.

Uso de equipamentos próprios: o turista tem o direito de utilizar suas próprias cadeiras e guarda-sóis, respeitando o espaço de circulação pública, sem ser obrigado a consumir nos quiosques.
 

Coolers: não existe lei que proíba o banhista de levar seu próprio cooler para a praia. No entanto, dentro do raio de atuação do quiosque, o comerciante pode orientar que seu mobiliário não seja utilizado como apoio.
 

 

Sossego e ordem pública

A legislação municipal proíbe a perturbação do sossego e do bem-estar público com sons excessivos, incluindo o uso de caixas de som portáteis na praia e em áreas residenciais.

 

De acordo com as leis municipais, o limite máximo permitido é de 75 decibéis durante o dia. No período noturno, das 22h às 6h, o limite é reduzido para 35 decibéis. O descumprimento pode resultar em advertência, multa e apreensão do equipamento.

 

Com o objetivo de garantir o funcionamento regular do comércio local e do turismo, a equipe de Fiscalização realizará rondas diárias durante o período de maior movimento. Em casos de perturbação do sossego ou funcionamento irregular de estabelecimentos, a população pode entrar em contato com a Fiscalização do Comércio pelo WhatsApp (13) 3445-3052. As situações de perturbação do sossego também podem ser comunicadas à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo canal Não Perturbe, via WhatsApp, no número (13) 99646-5230.

 

Feiras de artesanato e feiras livres

Para quem busca lembranças e produtos locais, as Feiras de Artesanato funcionam de quinta a domingo, das 16h às 23h. Já as Feiras Livres nos bairros ocorrem das 06h às 13h, conforme o cronograma:

 

Terça: Flórida Mirim (Avenida Montreal) e Feira do Produtor (Praça Frederico Platzeck)

Quarta: Vera Cruz (Rua Etelvina Simão Salomão)

Sexta: Jardim Praia Grande (Avenida Nove de Julho) e Feira do Produtor (Praça Frederico Platzeck)

Sábado: Centro (Rua Porto Alegre)

Domingo: Agenor de Campos (Rua Caraguatatuba)

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo