OBRAS
Em mais um avanço das obras de melhorias e readequação do sistema viário da Alemoa, em Santos, foi concluída a concretagem dos 70m do canal da Rua Augusto Scaraboto
Da Redação
31/10/2025 - sexta às 06h00
 
					
					
Em mais um avanço das obras de melhorias e readequação do sistema viário da Alemoa, em Santos, foi concluída a concretagem dos 70m do canal da Rua Augusto Scaraboto, proximidades da empresa Stolthaven, sentido Santos, que receberá as águas do Córrego do Sapateiro e captará as águas pluviais, sistema que melhorará também a drenagem nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides.
O objetivo do projeto é melhorar a drenagem e reduzir os conflitos nos cruzamentos, proporcionando melhor fluidez para a entrada e saída na Alemoa Industrial, por onde circulam cerca de 14 mil veículos diariamente.
Também já foi concluído o assentamento de 125m de aduelas (tubos de concreto) entre as ruas Albert Schweitzer e Aurélio Batista Felix, e mais 60m na extremidade do trecho do canal, na confluência com a Albert Schweitzer.
  
ANDAMENTO
Já estão instalados 76,5 metros de tubo pead (polietileno de alta densidade, é um tipo de plástico muito resistente e de prolongada vida útil) de 500mm de diâmetro para ramais de drenagem, dos 255 previstos. Os 75m de 600mm para o ramal tronco começarão a ser assentados na próxima semana.
"A conclusão dessa etapa está prevista para o próximo mês", explicou Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Os trabalhos concentram-se agora no trecho próximo ao acesso à Ultracargo, na Augusto Scaraboto, proximidades da Aurélio Batista Félix, que ainda ganhará aduelas e tubos de pead.
ACESSO
As intervenções a cargo da Prefeitura não substituem o acesso direto ao Porto, proposta em planejamento, que envolve a Prefeitura, Autoridade Portuária, Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA), Governo do Estado e Ecovias, entre outros.
PROJETO
O projeto de melhoria da drenagem será complementado com intervenções a cargo da Autoridade Portuária de Santos (APS) em área de sua responsabilidade. 
A cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A. vencedora a concorrência eletrônica, o projeto abrange diversas melhorias no pavimento, calçadas, iluminação e sinalização na Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides com investimento de R$ 13.980.000,00, sendo R$ 10.651.467,72 provenientes do Governo do Estado e o restante, contrapartida da Prefeitura.
Deixe a sua opinião
ver todos