INTERCÂMBIO
Delegação da cidade de Shenzhen esteve no município nesta quinta (13) para conhecer as Casas Flutuantes e iniciativas de sustentabilidade
Da Redação
13/11/2025 - quinta às 20h22
Cubatão recebeu nesta quinta-feira (13) a visita de uma delegação da cidade chinesa de Shenzhen, composta por oito representantes, entre eles diretores de Recursos Naturais, Avaliação Imobiliária e do Fórum Internacional de Baixo Carbono, além de um representante do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade na Ásia Oriental.
A comitiva conheceu o protótipo das Casas Flutuantes de Cubatão, instaladas no Jardim Casqueiro, estruturas construídas com aço naval e projetadas para serem 100% sustentáveis e ecológicas. O projeto representa uma solução habitacional inovadora, adaptada às mudanças climáticas e ao contexto urbano da Baixada Santista. A visita, mediada pelo ICLEI, integrou as ações decorrentes da COP 30, reforçando o papel de Cubatão como referência internacional em transição justa, sustentabilidade e inovação urbana.
O encontro teve como objetivo trocar experiências e identificar boas práticas nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento urbano sustentável e preservação ambiental — temas que também fazem parte da agenda estratégica de Shenzhen, uma das zonas econômicas especiais da China. Com uma população de 17,56 milhões de habitantes (2020), Shenzhen é considerada a 6ª cidade mais populosa do país e se destaca como um centro global de tecnologia, pesquisa, indústria, finanças e transporte. Seu porto é reconhecido como o quarto complexo portuário mais movimentado do mundo, refletindo a força econômica e a inovação que caracterizam o município chinês.
Representando o prefeito César Nascimento que seguiu para a COP 30, no Pará, os secretários Allan Mathias (Governo) e Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo) destacaram a relevância da agenda: "Ficamos muito felizes em receber a comitiva chinesa e apresentar esse grande projeto das Casas Flutuantes. É muito importante mostrar ao mundo que Cubatão deu a volta por cima nos desafios do passado. Hoje a cidade é exemplo de sustentabilidade e resiliência. Contamos com o apoio e a parceria de Shenzhen para seguir avançando. Ainda há muito a ser feito, mas temos orgulho de ver Cubatão sendo referência mundial em recuperação ambiental e desenvolvimento humano sustentável".
Já o presidente da Câmara, Alexandre Mendes 'Topete' destacou a importância da aproximação entre os países. "É muito importante para Cubatão receber uma comitiva chinesa e poder mostrar ao mundo os trabalhos que estão sendo feitos aqui. Nós, junto aos vereadores Afonsinho e Edson Mota, tivemos a honra de recepcionar a comitiva".
Durante a reunião, que aconteceu na sala de uma das Casa Flutuantes, a delegação chinesa apresentou experiências já implementadas em projetos de "cidades-esponja", modelo aplicado na China, que pode ser adaptado à realidade da Baixada Santista para combater enchentes, por exemplo. Segundo Wang Dong, Secretário-Geral Executivo do Centro de Desenvolvimento do Fórum Internacional de Baixo Carbono de Shenzhen, "os projetos das cidades-esponja visam absorver a água da chuva para prevenir enchentes. São exemplos disto os municípios de Pequim, Xangai, Zhoushan, Suzhou, Xi'an e Jinhua, esta última com destaque por seus parques com passarelas suspensas e solos alagáveis. Essas cidades utilizam infraestrutura verde, como pavimentos permeáveis, jardins de chuva, telhados verdes e áreas úmidas, para reter, limpar e reutilizar a água. Estamos dispostos a trocar experiências e buscar parcerias para que Cubatão possa desenvolver projetos como esses".
A comitiva conheceu o projeto de urbanização da Vila dos Pescadores, demonstrando interesse pelas ações sociais voltadas às famílias que serão beneficiadas no bairro. A equipe da Secretaria de Habitação de Cubatão apresentou um mapa contendo o projeto, destacando que o processo é amplo e que, além das Casas Flutuantes, contará com quase 1400 apartamentos, infraestrutura completa para o bairro (drenagem, água, energia, coleta de esgoto, pavimentação, mobilidade), além de equipamentos como escola, creche, etc.
Sobre o projeto das Casas Flutuantes, Wang Dong afirmou: "Estou muito entusiasmado com esse projeto. Cubatão e Shenzhen têm muitas semelhanças, pois são cidades industriais. Também passamos por a transformações muito aceleradas nos últimos 30 anos, e nossa experiência pode ser compartilhada aqui. Cubatão já é uma referência para o mundo e pode levar esses projetos ainda mais longe".
O secretário Fabrício Lopes ressaltou o impacto positivo da visita: "Cubatão ganha um novo significado perante o mundo. Esta é mais uma das delegações internacionais que recebemos neste ano. Já tivemos uma comitiva da Alemanha no início de 2025 e agora a de Shenzhen, interessada em conhecer o projeto das Casas Flutuantes, que vai reorganizar nossas comunidades. A visita ocorre no mesmo momento em que Cubatão está sendo vista na COP 30 como referência mundial em recuperação ambiental e sustentabilidade. Vejo grandes possibilidades de parcerias e investimentos vindos de empresas chinesas, que poderão impulsionar o progresso sustentável de Cubatão e de toda a Baixada Santista".
Presente na visita, o ex-prefeito Ademário Oliveira relatou sua experiência em viagens à China, onde conheceu 15 cidades e observou projetos ambientais que podem ser adaptados à realidade cubatense. Também estiveram presentes no encontro Renata Almeida, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cubatão e o secretário de Obras, Marcos Quarteroli, os secretários-adjuntos André Lima (Habitação) e Morgana Monteiro (Comunicação Social) e a arquiteta Karla Roncete, idealizadora das Casas Flutuantes, responsável pelo desenvolvimento do projeto em Cubatão.
Após a reunião técnica, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal trocaram presentes com a delegação chinesa. A comitiva também conheceu as duas casas flutuantes, uma que simula moradia e a outra, que abrigará um espaço de café, futuramente. Os chineses de Shenzhen também caminharam até o Píer do Jardim Casqueiro, onde puderam observar grande quantidade de aves e peixes. O grupo também aproveitou para tirar fotos junto às estátuas do Rei do Futebol, Pelé, e do escritor cubatense Afonso Schmidt, e fizeram um breve passeio de barco onde puderam ver de perto o manguezal e o guará-vermelho, ave símbolo da recuperação ambiental de Cubatão. A comitiva de Shenzhen foi formada pelos seguintes integrantes:
WU Zhenghong – Diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Avaliação de Recursos Naturais e Imobiliários de Shenzhen;
ZHANG Hui – Diretor do Departamento de Pesquisa de Ativos de Recursos Naturais do mesmo centro;
XU Pengcheng – Engenheiro do Departamento de Pesquisa de Ativos de Recursos Naturais;
XU Yuanzhi – Diretor do Departamento de Publicidade e Educação;
WANG Dong – Secretário-Geral Executivo do Centro de Desenvolvimento do Fórum Internacional de Baixo Carbono de Shenzhen;
PENG Fei – Assistente do Secretário-Geral Executivo do mesmo centro;
ZHU Shu – Diretor Regional do Secretariado do ICLEI para a Ásia Oriental e
Ana Wernke – Representante institucional do ICLEI Brasil com sede em São Paulo
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação dos seguintes objetivos: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Deixe a sua opinião
ver todos