MATERNIDADE EM SÃO VICENTE
Cuidados com pré-natal e acompanhamento multidisciplinar contribuíram para redução de riscos; crescimento é relativo aos últimos cinco anos
Da Redação
23/09/2025 - terça às 12h52
Gravidez após os 40 anos já não é mais uma exceção. Cada vez mais mulheres estão adiando a maternidade, seja por questões profissionais, pessoais ou de saúde, e optando por engravidar em uma fase mais madura da vida. Embora a gestação tardia envolva cuidados especiais, avanços na medicina e o acompanhamento pré-natal adequado têm contribuído para reduzir os riscos e garantir uma gestação segura para mães e bebês.
Em São Vicente, com ampla rede de apoio ofertada à mulher. Quase mil mulheres com mais de 40 anos engravidaram nos últimos cinco anos, representando aumento de 19.68% em relação ao período de 2015 a 2019, refletindo uma tendência crescente da maternidade tardia no Município. De acordo com a Dra. Fabiana Maia Larsen, médica e diretora técnica da Maternidade Municipal de São Vicente, não existe uma "idade certa" para engravidar, mas a gestação após os 40 anos requer mais cuidados contra complicações obstétricas, como pré-eclâmpsia, abortamento espontâneo, placenta prévia e diabetes gestacional.
"O pré-natal deve ser mais rigoroso, com consultas mais frequentes e exames complementares para avaliar tanto a saúde da mãe quanto do bebê. Muitas vezes é necessário o acompanhamento de especialistas. O parto também deve ser cuidadosamente avaliado, pois pode haver necessidade de uma cesariana. Por conta desses fatores, o bebê tem risco de apresentar mais restrições de crescimento intrauterino, parto prematuro, sofrimento fetal e alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down", explica.
Ao mesmo tempo, a Diretora Clínica da Maternidade Municipal, Dra. Claudia Matsumota Santos, ressalta que a gravidez tardia traz características que podem contribuir positivamente para a gestação.
"Esse período exige um acompanhamento contínuo e cuidado individualizado, essenciais para a segurança da mãe e do bebê. Além disso, a maturidade emocional típica dessa fase da vida traz vantagens importantes: muitas mulheres apresentam maior estabilidade pessoal e profissional, segurança para lidar com desafios e maior comprometimento com os cuidados de saúde. Esses fatores favorecem uma gestação mais consciente e responsável. Com o acompanhamento médico adequado e hábitos saudáveis, é possível equilibrar os riscos biológicos e aproveitar os benefícios da maturidade para viver uma gravidez segura e positiva".
Serviços
Atualmente, a Secretaria de Saúde (Sesau) oferece, além do pré-natal disponível em todas as 26 unidades de saúde da cidade, diversos serviços na Maternidade Municipal de São Vicente, como:
- Acolhimento com equipe multiprofissional: Suporte de obstetras, enfermeiras obstétricas, nutricionistas e psicólogos.
- Parto humanizado: Proporciona uma experiência segura e acolhedora, respeitando as escolhas da mulher.
- UTI Neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários: Para bebês que necessitam de atenção especial após o nascimento.
- Apoio no puerpério: Com orientações sobre amamentação e cuidados com a mãe.
- Acolhe Mãe: Atendimento para gestantes nas UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 17h;
- Puerpério: Encontros semanais às quartas-feiras na sede do FSS da Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205 – Centro);
- Acolhe Mães Atípicas: Grupo de apoio para mães de crianças atípicas, com encontros semanais. Interessadas devem se inscrever presencialmente no FSS, com documentos pessoais e comprovante de matrícula do filho na rede municipal.
Deixe a sua opinião
ver todos