Domingo, 14 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

#TBT

Coluna Flashback: Atlético Santista, um gigante prestes a dizer adeus

O clube que foi palco de grandes carnavais e domingueiras e abrigava várias modalidades esportivas corre o risco de ser demolido

Por Rick Santos

31/03/2022 - quinta às 16h08

A sede do Atlético, na Av. Washington Luís, teve seu tombamento negado pelo Condepasa e pode ir ao chão - Site Novo Milênio

O Clube Atlético Santista nasceu na sede de uma escola, a Academia de Comércio José Bonifácio, na Rua da Constituição, nº 56, palacete de amplas dimensões, muitas salas, grandes corredores, 40 janelas, e todo o prédio revestido de azulejos portugueses. Fora mansão de um benfeitor da Cidade, João Otávio dos Santos, o criador do Instituto Profissional D. Escolástica Rosa.

Não durou mais de uma hora e 18 minutos o ato de fundação e instalação, na manhã de 7 de setembro de 1913, na sala do Museu de História Natural e Física do acreditado estabelecimento de ensino, que hoje é a Associação Instrutiva José Bonifácio.

Nessa histórica reunião, aclamou-se o nome de Clube Atlético Santista, escolheram-se as cores sociais e também se procedeu à eleição da primeira diretoria tendo como primeiro presidente, Odair Delamare Porchat de Assis.

O Atlético adquiriu um terreno na Avenida Washington Luís, pagou-o, contratou a construção do ginásio suspenso, dos raros no País, inaugurou-o festivamente em 1949 e se estabelecia um pomposo novo alviverde.

O Atlético adquiriu um terreno na Av. Washington Luís, ergueu um ginásio suspenso e o inaugurou em 1949 - Foto: Novo Milênio

Palco histórico dos melhores Carnavais do Brasil e também com histórica domingueira reunindo 6 mil pessoas que além de se divertirem usufruíam de uma área extensa das piscina, o Atlético entrou em decadência com muitas dívidas, decisões equivocadas e recentemente tentou se reerguer negociando uma extensa área – hoje uma concessionária de veículos – mas, mantendo a arquitetura histórica.

O Clube também teve anos de glória em várias modalidades desportivas e de ações sociais.

Nesse mês de março de 2022, uma nova novela começa. Infelizmente, o começo já se mostra amargo para os amantes do Clube: por nove votos contra três, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (o Condepasa) cedeu à pressão da especulação imobiliária apoiada por alguns vereadores santistas e negou o tombamento Clube Atlético Santista, localizado na Encruzilhada, em Santos.

Um fato que surpreendeu a todos é que os conselheiros ignoraram o parecer dos técnicos (arquitetos) do próprio órgão, que alertaram sobre a necessidade do tombamento. O imóvel envolve a área das piscinas e o prédio do ginásio. Se o Ministério Público do Estado de São Paulo ao ser acionado para impedir que o imóvel “vá para o chão”, com certeza, continuaremos a ver as tristes imagens desse gigante deteriorando e lutando para não ser demolido sucumbindo aos interesses de construtores.

Quem viveu os anos de ouro do Atlético Santista... viveu!!

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DESCONTOS

São Vicente oferece descontos de até 80% nas taxas de Regularização de Imóveis

NATAL

Natal nas Casas Flutuantes encanta Cubatão com chegada de Papai Noel pelo Rio Casqueiro

SANTOS

Locomotiva iluminada trará magia do Natal ao Parque Valongo, em Santos

2
Entre em nosso grupo