ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
Implementação da iniciativa aumenta mais de 60% no volume de materiais recicláveis
Da Redação
04/07/2025 - sexta às 06h00
Desde que foi iniciada a coleta noturna no centro de São Vicente, para atender aos volumes gerados pelos lojistas e residentes no bairro, a Cidade está colhendo os frutos dessa implantação. Desde abril, a ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Cooperativa Rainha da Reciclagem provocou um salto de mais de 60% no volume de resíduos recicláveis recolhidos.
Até março, a média da coleta seletiva, apenas no período comercial era de mais de 120 toneladas, e, após a entrada da coleta em ambos os turnos, o número aumentou para cerca de 190 toneladas, um acréscimo de mais de 56% em relação à média dos meses anteriores.
Em maio, os números continuaram crescendo e alcançaram o montante de 194 toneladas de materiais recicláveis, o que representa um aumento de mais de 60%, de quando a coleta era feita em um único turno, com uma diferença de mais de 73 toneladas.
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Mario Bueno, comenta a importância dessa ação: "Essa coleta no turno da noite tem sido essencial para alcançarmos áreas que antes apresentavam baixo volume de coleta. A Cidade não para e a reciclagem também não pode parar". E completa, falando sobre os objetivos: "Estamos trabalhando para aumentar ainda mais nossos índices de reciclagem, que estão em torno de 4%. Hoje já superamos a média nacional, que fica um pouco inferior a esse número, e temos como objetivo, ao final do ano, chegar aos 7%".
Mais do que números, os resultados refletem o compromisso da Prefeitura de São Vicente com a reciclagem e o meio ambiente. Todo o trabalho é feito em parceria com a Cooperativa Rainha da Reciclagem, que tem a função de fazer a triagem e a comercialização dos resíduos, fomentando a economia circular e gerando renda para a comunidade.
A coleta dos materiais pode ser realizada de porta em porta por parte da cooperativa, em condomínios cadastrados, em prédios públicos ou diretamente na Rainha da Reciclagem (Rua Irmã Maria Rita de Souza Brito Lopes, 480 – Conjunto Residencial Humaitá). Também pode ser feita por meio de entrega voluntária nos três ecopontos, que atendem de segunda a sexta, das 8h às 12h e, após uma pequena pausa, das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. São eles:
Jardim Rio Branco – Avenida Ulisses Guimarães, 211
Vila Voturuá– Avenida Juiz de Fora, 48
Cidade Náutica– Avenida Paulo Hourneaux de Moura, 101.
Deixe a sua opinião
ver todos