OBRAS E RECUPERAÇÕES
Serviços submersos contam com mergulhadores e equipamentos especiais
Da Redação
29/07/2025 - terça às 16h00
Entregue ao tráfego em 1984, a Ponte sobre o Rio Itapanhaú representou um marco para o desenvolvimento da região da Baixada Santista. Localizada no km 225 da SP-055 – Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, em Bertioga, a estrutura passa por obras de recuperação inéditas 40 anos depois.
Os trabalhos mais complexos são feitos nos pilares submersos. O objetivo é recuperar as estacas de fundação e realizar reparos essenciais para garantir a segurança e a durabilidade. Para isso, uma equipe de mergulhadores faz a limpeza com hidrojateamento, removendo as incrustações e sedimentos da vida marinha, que se acumulam junto às estacas. Depois é feita a montagem das formas e, em seguida, a concretagem com material de alta resistência.
Todo o trabalho é feito com equipamentos especiais para ambiente subaquático. O Diretor de Engenharia e Operações, Augusto Schein, ressalta a importância da obra para garantir a segurança: "Desde que assumimos a administração da SP-055 temos mantido um cronograma de obras essenciais para oferecer conforto e segurança. O fato da estrutura ficar submersa, em local de muita salinidade, requer toda uma atenção e uso da melhor tecnologia disponível. É uma obra complexa e minuciosa, muito importante para o sistema rodoviário."
Além dos serviços submersos nas estacas, também está sendo feita a revitalização dos vãos, com o tratamento das fissuras. Os trabalhos envolvem a recuperação estrutural das fundações e a manutenção da estrutura da ponte. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2025.
As intervenções ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Durante esse período, quando há necessidade de interferência no tráfego, é implantada a operação PARE/SIGA, com sinalização por meio de placas de advertência e regulamentação, além da atuação de homens-bandeira para garantir a segurança e a fluidez viária.
Até o momento, não houve necessidade de interrupção na navegação pelo rio durante a execução da obra.
Deixe a sua opinião
ver todos