Quinta, 08 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

23ºC

SANTOS

Cidade ingressa em grupo que busca soluções de saneamento básico

A adesão foi formalizada na semana passada

Redação BS9

22/05/2022 - domingo às 08h00

O saneamento de base natural é conhecido pelo baixo custo, por não precisar de uma grande área para centralizar o tratamento de esgoto e ter um impacto ambiental extremamente positivo - (foto: Matheus Rodrigues/BS9)

Santos agora faz parte do projeto 'Saneamento de Base Natural na Baixada Santista'. A cidade que é por três anos consecutivos a primeira colocada no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil, dá outro importante passo em busca da universalização do serviço. A adesão foi formalizada na semana passada.

Ao ingressar no projeto, o Município participará de uma plataforma on-line (Citizen Lab) de caráter internacional, que reúne sociedade civil, organizações públicas e outros interessados para discutir, acompanhar e propor soluções relativas ao saneamento de base natural. Nesse ambiente é possível observar cada proposta e entender quais passos estão sendo dados pelos entes envolvidos. Servidores públicos de Santos indicados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) irão acompanhar os trabalhos dentro do sistema.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, o ingresso no projeto é importante para a construção de conhecimentos a fim de alcançar comunidades ainda não atendidas com saneamento básico. “Cada vez mais entendemos a prioridade de saneamento como estratégia de saúde pública, não apenas meio ambiente”, afirma.

SANEAMENTO DE BASE NATURAL
O saneamento de base natural é conhecido pelo baixo custo, por não precisar de uma grande área para centralizar o tratamento de esgoto e ter um impacto ambiental extremamente positivo ao alcançar comunidades isoladas ou de difícil interligação aos sistemas convencionais. Trata-se da reunião de diferentes tecnologias que usam a natureza como parte da solução para o tratamento de resíduos, aproveitando áreas livres e quintais de forma isolada ou coletiva.  

É hoje uma das saídas mais modernas para a universalização de tratamento de acesso ao saneamento básico. A metodologia vem crescendo em todo o mundo, justamente por levar em consideração a realidade de cada bairro e elaboração de soluções específicas para cada um deles com participação comunitária.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Guarujá sanciona lei que cria Programa de Incentivo ao Comércio Local

SAÚDE

Hospital Regional Jorge Rossmann está entre os 30 melhores hospitais públicos de São Paulo

GESTÃO PÚBLICA

UPA de Mongaguá registra mais de 11 mil atendimentos em dezembro durante a alta temporada

2
Entre em nosso grupo