Terça, 20 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

SAÚDE DAS AVES

Chás podem trazer diversos benefícios para pássaros silvestres

Especialista em animais exóticos dá todas as dicas para usar a bebida a favor do animal

Por Lucas Campos - Redação BS9

05/05/2022 - quinta às 11h07

Além de beber, os chás também podem ser usados para dar banho no animal - (foto: Freepik)

Não é de hoje que a alimentação natural vem tendo grande procura por donos de animais de estimação, sejam eles domésticos ou silvestres, como calopsitas, maritacas, canários e papagaios. Mas o que muita gente não sabe, é que além das tradicionais frutas, legumes e sementes, esses animais também podem tomar chás, que trazem diversos benefícios para sua saúde.

"Primeiro, se existe a intenção de usar o chá no animal, é preciso falar com um especialista em aves para que ele indique quais são os tipos de bebidas que podem ser usados nesses pets, já que alguns podem até intoxicar os animais, principalmente aqueles chás que têm efeitos estimulantes”, explica a veterinária de Praia Grande Elisa Lins Pascoal, que é especialista em animais exóticos.

Ela afirma que o ideal é preparar a bebida sem colocar nenhum tipo de açúcar ou adoçante e servi-la de preferência em temperatura ambiente, nunca muito gelada ou muito quente. Não precisa necessariamente preparar o chá mais fraco e também não deve dar às aves doses muito grandes de uma só vez. O indicado é no máximo 50 ml três vezes ao dia.

Giovanna conta ainda uma curiosidade em relação à prática: além de ter efeito tanto em infusões para a ave ingerir, os chás também podem ser usados para o banho do animal. É claro que os benefícios que isso gera na saúde dos bichinhos não é a mesma de quando eles ingerem a bebida, mas estudos mostram que também há efeitos positivos, principalmente os que têm efeitos relaxantes e analgésicos.

Por fim, Elisa lista quais são os chás mais indicados para pássaros silvestres e revela também seus benefícios. "Chá de alho é um ótimo antibiótico e também tem efeito anti-inflamatório e vermífugo. O chá de boldo tem efeito protetor para o fígado e age contra inflamação no estômago. O chá de camomila tem efeito calmante e o de hortelã tem efeito digestivo, anti gases e ajuda contra a diarreia. Já o chá de limão tem efeito analgésico e ajuda a aumentar a imunidade do animal".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FEITO HISTÓRICO

Se eleição fosse hoje, Cristina Wiazowski seria eleita prefeita de Mongaguá com quase 20 mil votos

CULTURA

Mãos que contam histórias: Feira Arte da Primeira ganha novos locais em São Vicente

EVENTO

Parada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil II aborda educação antirracista

2
Entre em nosso grupo