SANEAMENTO
A CETESB também realizará análises da água liberada no ponto de tratamento
Da Redação
19/11/2025 - quarta às 17h42
Por solicitação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, técnicos da CETESB estiveram em Mongaguá para realizar uma vistoria completa no sistema de tratamento de esgoto que percorre o Canal 2, desde sua origem até a foz no mar.
A visita técnica contou com o acompanhamento dos agentes Willian e Carlos, da CETESB, além de representantes da Sabesp e da própria Secretaria de Meio Ambiente.
Durante a inspeção, a Sabesp informou que irá executar obras de melhoria e ampliação no sistema, além de fortalecer o fluxo de comunicação com o município para garantir atendimento técnico mais rápido, especialmente nos pontos considerados críticos.
A CETESB também realizará análises da água liberada no ponto de tratamento e na foz do canal, com o objetivo de verificar a balneabilidade e garantir que os padrões ambientais estejam sendo respeitados.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Barril, destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos: "Essa interlocução entre todas as esferas responsáveis pela fiscalização e controle da qualidade de nossas águas é de extrema importância para garantir o rápido atendimento e o esclarecimento de possíveis irregularidades. Além disso, fortalece o compromisso com o meio ambiente, formando um grupo de ação mais robusto para combater irregularidades."
Barril também ressaltou que o município está empenhado em atualizar toda a legislação ambiental, incluindo normas referentes ao descarte irregular de efluentes: "As empresas e a população em geral precisam compreender a importância do saneamento, que está intrinsecamente ligado à saúde e ao bem-estar do município", completou.
Deixe a sua opinião
ver todos