Segunda, 20 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,37

EuroR$ 6,25

Santos

22ºC

ACESSIBILIDADE

Centro de referência entrega 180 aparelhos auditivos em mutirão em Santos

Um mutirão realizado pela Seção Centro de Referência em Saúde Auditiva de Santos envolveu diversos profissionais com o objetivo de garantir mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência auditiva

Da Redação

20/10/2025 - segunda às 09h24

Foi o primeiro mutirão do ano e entregues 180 aparelhos, durante a ação, que durou cerca de oito horas. Uma das beneficiadas foi Maria Adelaide de Paula, 77 anos. A aposentada faz acompanhamento na unidade há três anos e, segundo a filha, Vanessa de Paula, o atendimento sempre foi exemplar. "Minha mãe depende de um aparelho que é caro para viver bem, mas conseguimos de forma gratuita em Santos. É uma alegria!", disse.

 

"Ela já usava um aparelho fornecido pela Secresa, mas precisávamos de um novo e não tivemos dificuldade para consegui-lo. Antes, não conhecíamos o trabalho desses profissionais e fomos positivamente surpreendidas", contou.

 

DEMANDA REGIONAL

 

A Secresa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogos, médicos (inclusive pediatra e neuropediatra), psicólogos, assistentes sociais, técnicos e profissionais administrativos. A unidade recebe encaminhamentos de todos os municípios da Baixada Santista, atuando como referência regional em saúde auditiva.

 

Em Santos, o atendimento começa nas policlínicas, que encaminham o paciente para uma das unidades do Ambulatório de Especialidades (Nelson Teixeira ou Zona Noroeste). Após avaliação especializada, o caso é direcionado à Secresa. O serviço atende pessoas de todas as idades - inclusive recém-nascidos que falham no teste da orelhinha, garantindo diagnóstico e reabilitação precoces.

 

Vinda de Itanhaém, após encaminhamento municipal, Claudiane Aparecida, 38 anos, recebeu o aparelho pela primeira vez. "O processo, apesar de envolver várias etapas entre as cidades, foi muito tranquilo. O aparelho vai ajudá-la bastante no dia a dia, e estamos muito felizes", afirmou o marido, Rayheverton Macedo.

 

BALANÇO

 

De janeiro a setembro deste ano, a Secresa entregou mais de 1.600 aparelhos auditivos, dos quais 900 beneficiaram moradores de Santos. Todos os dispositivos são regulados no momento da entrega, e os pacientes recebem orientações de uso, limpeza e manutenção, além de retornos agendados para acompanhamento.

 

"Atendemos pacientes de toda a Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe, totalizando cerca de 2.500 consultas fonoaudiológicas por mês, com uma equipe completa e especializada para garantir o melhor atendimento. Dentro desse número, cerca de 120 a 130 são pacientes novos a cada mês", destacou Renata Alencikas, chefe da Secresa.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Concluída a pintura externa do primeiro prédio do Parque Palafitas, em Santos

GESTÃO

Prefeitura de Praia Grande envia carta proposta a contribuintes com opções de parcelamento online

GESTÃO PÚBLICA

Prefeitura de Mongaguá regulariza a poda e remoção de árvores em áreas particulares

2
Entre em nosso grupo