OUTUBRO ROSA
A Casa da Mulher de Santos (Vila Mathias) promoveu, nesta segunda-feira (6), uma tarde repleta de cuidados, empatia e fortalecimento feminino.
Da Redação
07/10/2025 - terça às 19h06
A programação, parte das ações do Outubro Rosa, teve como foco a valorização da autoestima e o incentivo à solidariedade. - Créditos
O "Dia do Despertar pela Autoestima" foi aberto com a oficina Doe Fios, Espalhe Amor, promovida pelo Instituto Hegai de Beleza e Inclusão. Com a ajuda de alunos supervisionados por professores, foram arrecadadas mechas de cabelo para a confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer. A iniciativa destacou a importância do apoio emocional durante o enfrentamento da doença e promoveu um momento de empatia e conexão.
Uma das voluntárias foi Ariane Ponce, 34 anos, que incentivou cada visitante a participar do gesto de solidariedade. Para ela, doar cabelo é uma prática constante, que exige preparo e cuidado. "Eu sempre deixo meu cabelo crescer bastante e nunca uso química, para que ele possa ser aproveitado por quem realmente precisa. Desde 2015, já doei para diversas instituições, porque gosto muito do meu cabelo e quero que outras mulheres também se sintam bem com ele", contou a advogada.
Em seguida, a dinâmica Longevidade Rosa, ministrada pela coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Ana Bianca Ciarlini, envolveu as mulheres em uma atividade com música, lenços e dança, incentivando a expressão livre e a celebração da identidade.
Já a oficina Resplandeça, Rainh', conduzida pela professora, empreendedora e consultora de imagem Joice dos Santos, 38 anos, apresentou técnicas criativas de amarração de lenços e ressignificou o acessório como símbolo de acolhimento e fortalecimento.
"Queremos resgatar a realeza que há em cada mulher, transformando o turbante - muitas vezes associado à dor e ao processo do câncer - em uma coroa de resistência, poder e identidade", explicou Joice.
YOGA
O cuidado com corpo e mente também teve espaço na programação com a aula Respira Rosa: Yoga pela Vida, oferecida pela equipe do DeROSE Method Santos, que contribuiu para o alívio do estresse e da ansiedade. Além disso, a Grife Capilar Cristina Orosa apresentou uma exposição especial de próteses capilares de alta qualidade. Ao final, as participantes compartilharam um coffee break em clima de acolhimento e celebração da vida.
"A gente sabe, infelizmente, que o câncer de mama é o que mais mata mulheres e, cada vez mais, atinge também as jovens. Por isso, precisamos de informação, trabalho e parcerias para acolher quem enfrenta essa fase delicada. A Casa da Mulher existe também para isso", destacou a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa.
Para Daniella Berkowitz, vice-presidente da OAB-Santos, a programação foi sinônimo de esperança. "É um evento diversificado que não apenas resgata a autoestima da mulher, mas também mostra que ainda há esperança na humanidade, com pessoas boas que querem o melhor para o próximo".
Deixe a sua opinião
ver todos