Terça, 26 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,32

Santos

18ºC

ACOLHIMENTO

Casa da Mulher de Santos inicia atendimentos psicológicos

Os atendimentos ocorrerão às segundas e quintas-feiras, sempre às 14h

Da Redação

26/08/2025 - terça às 14h56

Cuidado, escuta e acolhimento. Foi assim a recepção das primeiras mulheres que participaram, nesta segunda-feira (25), do início dos atendimentos psicológicos promovidos na Casa da Mulher de Santos (Vila Mathias). A ação faz parte de nova frente de apoio voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade social e acolhidas em abrigos do Município.

 

A iniciativa é resultado de termo de cooperação firmado em julho entre a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e a Universidade São Judas - Unimonte, e integra programa de atendimento multidisciplinar que visa promover autonomia, autoestima e bem-estar para as participantes.

 

O atendimento, que neste primeiro dia funcionou como um momento inicial de aproximação em um ambiente especialmente preparado para ouvi-las, foi destinado a oito mulheres atendidas pelo abrigo Ex-Casa das Anas – Acolhimento Paraná. A atividade de estreia foi realizada no formato de roda de conversa, conduzida pelos coordenadores da universidade Danilo Martinez e Keila Lima, juntamente com as alunas de Psicologia Ana Carolina Silva e Joana D'arc. A tarde incluiu um momento de confraternização, com bolo e café.

 

MULTIDISCIPLINAR

"Apesar de cada caso ser individual, sabemos que o combate à violência doméstica precisa ser realizado por várias vertentes, como o psicológico, e hoje, junto à parceria com a São Judas - Unimonte, o início da quebra de um ciclo doloroso está sendo realizado", afirmou a titular da Semulher, Nina Barbosa.

 

A coordenadora da População em Situação de Rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Rita Martins, vê o atendimento na Casa da Mulher como extensão do serviço oferecido no abrigo. "Já realizamos um atendimento assistencial, mas vê-las sendo ouvidas terapeuticamente é emocionante e faz parte de um dos objetivos da nossa tarefa diária: apoiá-las com dignidade. Temos certeza que, ao longo dos encontros, passarão a ter outra visão de si mesmas, com mais confiança",

 

ATENDIMENTOS

Os atendimentos ocorrerão às segundas e quintas-feiras, sempre às 14h, com a formação de dois grupos compostos por até dez mulheres. A seleção foi realizada por técnicos da Seds. Além do suporte psicológico, futuramente as  participantes também passarão por avaliação odontológica com encaminhamento para tratamento no ambulatório da universidade, atendimento nutricional, avaliação em fisioterapia e estética. 

 

A ação será conduzida por estudantes sob supervisão de professores e com foco na escuta qualificada, no apoio emocional e no estímulo à reconstrução de vínculos saudáveis. O objetivo é proporcionar um acompanhamento integral, fortalecendo não apenas a saúde mental, mas também os cuidados com o corpo e a qualidade de vida. 

 

"O cuidado psicológico é uma porta de entrada para todas as outras formas de atendimento que oferecemos, pois as mulheres precisam se sentir acolhidas e próximas dos nossos alunos. Essa troca é valiosa: os estudantes ganham experiência prática, e a Casa da Mulher passa a oferecer um serviço essencial", destacou Danilo Martinez, professor e coordenador do curso de Psicologia, de 37 anos.

 

Ana Carolina Silva, aluna do 8º semestre de Psicologia, de 34 anos, vê a participação como parte fundamental da sua formação profissional: atender mulheres em situação de risco após a graduação. "Atualmente, faço estágio em uma clínica de neuroreabilitação, mas, ao saber dessa oportunidade, pedi para participar, pois tenho grande interesse em trabalhar com esse público no futuro. O desenvolvimento psicológico é essencial para a sociedade, especialmente para mulheres que precisam saber que há vida após a dor", concluiu.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Parque Tecnológico de Santos inscreve para visitação e encontro colaborativo

GESTÃO PÚBLICA

259ª reunião do Condesb pauta segurança regional e desenvolvimento urbano

JARDIM NOVA REPÚBLICA - CUBATÃO

Mutirão de limpeza recolhe mais de 1 tonelada de resíduos em manguezal próximo ao Rio Paranhos

2
Entre em nosso grupo