Terça, 20 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

23ºC

MAMOGAFIA

Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo começam a atender mulheres no Centro de Santos

As unidades móveis permanecerão até 31 de janeiro, reunindo serviços que fortalecem a rede de proteção no Município mais feminino do País, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e instituiçõe

Da redação

20/01/2026 - terça às 09h57

Trazendo serviços gratuitos de saúde, capacitação profissional e apoio às mulheres, as Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo começaram a atender nesta segunda-feira (19), na Praça Mauá, Centro Histórico. A iniciativa integra o movimento SP Por Todas, promovido pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado, parte da programação comemorativa dos 480 anos de Santos, celebrados em 26 de janeiro.

 

As unidades móveis permanecerão até 31 de janeiro, reunindo serviços que fortalecem a rede de proteção no Município mais feminino do País, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e instituições da rede de apoio.

 

MAMOGRAFIA GRATUITA

A Carreta da Mamografia, já no primeiro dia, despertou grande procura. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, oferece exames gratuitos fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama, ampliando o cuidado essencial com a saúde.

 

O atendimento ocorre por demanda espontânea, com a distribuição de 50 senhas diárias a partir das 8h, diretamente na carreta. Todas que retiram a senha são atendidas no mesmo dia.

 

Podem realizar o exame mulheres de 50 a 74 anos, mediante apresentação de RG e Cartão do SUS. Já aquelas entre 35 e 49 anos e acima de 74 anos devem apresentar, além dos documentos, pedido médico.

 

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. As pacientes recebem as imagens impressas no ato e o laudo é disponibilizado em até 48 horas, com acesso on-line. A Secretaria Municipal de Saúde apoia a ação com profissionais para acolhimento, triagem e orientação das pacientes.

 

A pensionista Maria Vitorina Gomes, de 78 anos, foi uma das primeiras a procurar a carreta. "Ter esse exame perto de casa traz segurança. A gente se sente cuidada e lembrada".



 

EMPREENDEDORISMO E PROTEÇÃO

A Carreta do Empreendedorismo iniciou o cronograma de cursos já neste primeiro dia, ampliando oportunidades de qualificação e geração de renda para as santistas. Ao todo, foram oferecidas 90 vagas nas áreas da beleza e de marketing digital, distribuídas entre cursos e palestras realizados em parceria com o Senac e o Sebrae, com foco no fortalecimento da autonomia econômica feminina.



 

O público também contará, durante todo o período da ação, com atendimentos da Defensoria Pública, da Delegacia de Defesa da Mulher e de parceiros da rede de proteção.  

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A cerimônia de abertura, na Sala Princesa Isabel, Paço Municipal, contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys; da titular da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa; e do secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez. Representando o Governo do Estado, participaram a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni, e a secretária executiva, Cândida Magalhães. 

 

Audrey Kleys destacou o olhar humano da ação. "Estas carretas chegam para cuidar das mulheres de forma integral, oferecendo saúde, qualificação e proteção. É uma ação que cuida da saúde, promove autonomia e reforça as políticas públicas voltadas às mulheres, em um momento simbólico para a nossa Cidade, que celebra 480 anos de história com mais inclusão e oportunidades".



 

Para Nina Barbosa, a ação simboliza uma política pública que coloca as mulheres no centro das decisões. "Estamos falando de dignidade, autonomia e proteção. É um trabalho conjunto para garantir os direitos e mais qualidade de vida às mulheres santistas".

 

Durante a cerimônia, também foram entregues oito certificados de capacitação a mulheres que concluíram, em dezembro, o curso de técnicas de reparo de pinturas em edificações, resultado de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Yaralia de Almeida, 70 anos, se emocionou ao receber o certificado. "Esse curso me deu confiança, liberdade emocional e abriu novas possibilidades, pois o conhecimento ninguém me tira. Hoje eu me sinto mais preparada para seguir em frente".

 

 

Saiba mais sobre a história e programação dos 480 anos de Santos em www.santos.sp.gov.br/480anos

 


 

 

 

Secretaria de Comunicação e Economia Criativa

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMEMORAÇÕES

Especial 480 anos - Números comprovam que Santos é destaque no cenário nacional

SAÚDE

Em Cubatão, pacientes já podem marcar consulta por celular

PESQUISA BADRA 2025 - SANTOS

Aprovação de Rogério Santos se mantém em alta e fecha o ano com 67,2% em Santos

2
Entre em nosso grupo