Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

24ºC

GUARUJÁ

Campanha contra a injúria religiosa é iniciada em Guarujá

Lançamento aconteceu na última terça-feira (9)

Da Redação

12/12/2025 - sexta às 16h00

Por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), a Prefeitura de Guarujá apoia o lançamento, ocorrido na última terça-feira (9), de uma campanha promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Guarujá, em favor da inclusão da injúria religiosa no Artigo 2-A da Lei n° 7716/89. Trata-se da Lei do Racismo, que define crimes resultantes de preconceito de raça ou cor, abrangendo discriminação por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

 

O lançamento aconteceu no Paço Municipal (Av. Santos Dumont, 800 – Santo Antônio), ocasião na qual também foi realizada a posse dos eleitos para o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial de Guarujá (CMPDCN-PIR) e sua diretoria.

 

Para participar da campanha, é necessário aderir a um abaixo-assinado, disponível no link  https://docs.google.com/forms/d/1wpOSJRFWmFzfjc4Zsw7ibDoD-j0I7IW3rKiB8XO-4ec/viewform?edit_requested=true

 

A injúria religiosa é o crime de ofender a honra ou a dignidade de alguém utilizando elementos relacionados à sua crença, como xingamentos contra sua religião, crenças ou práticas.

 

Essa conduta é considerada uma forma de intolerância religiosa e está prevista no Código Penal Brasileiro, com penas de um a três anos de reclusão. Esta campanha tem como objetivo incluir a injúria religiosa como crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível, com pena de três a cinco anos.

 

CMPDCN-PIR

O CMPDCN-PIR tem 76 membros eleitos. Foram empossados em sua diretoria o presidente, Ubiraci Antonio dos Santos; o vice-presidente, Gerson da Silva Rodrigues; o 1º secretário, Adelson Silva dos Santos e a 2ª secretária, Cláudia Leite Assis da Conceição.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo