Sábado, 11 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,52

EuroR$ 6,39

Santos

20ºC

SEGURANÇA

Câmeras de monitoramento de Praia Grande auxiliam GCM na prisão de homem armado

Caso ocorreu na praia do Bairro Maracanã, na manhã desta quinta-feira (9)

Da Redação

11/10/2025 - sábado às 19h01

Créditos

As milhares de câmeras de monitoramento que fazem parte do parque  tecnológico do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais  (Cicoe) de Praia Grande confirmaram mais uma vez a sua importância  para o sistema de segurança da Cidade. Os equipamentos foram  fundamentais na prisão efetuada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de  um homem que estava armado na praia do Bairro Maracanã. O caso ocorreu  na manhã desta quinta-feira (9).

A atitude suspeita do homem, que alternou caminhadas pelo calçadão e a  faixa de areia, chamou a atenção da equipe que estava no Cicoe. O  indivíduo passou a ser acompanhado pelas câmeras de monitoramento.  Após alguns minutos, ocorreu a comunicação da Central para a viatura  da GCM que estava efetuando o patrulhamento preventivo no Bairro  Maracanã.

Assim que chegaram ao local para averiguar a situação, os guardas  civis municipais foram recebidos com uma atitude hostil. O indivíduo  apontou uma arma para a equipe de segurança, que prontamente revidou a  agressão. O homem foi alvejado na perna e preso. Na sequência, por  conta do ferimento, foi encaminhado para o Hospital Irmã Dulce.

“A Guarda Civil Municipal realiza diariamente o patrulhamento dos  bairros da Cidade. O apoio das câmeras de monitoramento é fundamental  neste tipo de ocorrência. Desta forma, conseguimos tirar das ruas mais  um indivíduo que buscava efetuar assaltos. A Segurança em Praia Grande  é tratada como uma das prioridades”, declarou o secretário de Assuntos  de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi.

Milhares de câmeras - Atualmente, no Cicoe são monitoradas mais de  3.500 câmeras instaladas em ruas e avenidas, viadutos, prédios  públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de  equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A Central funciona  24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também  da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto  com a Defesa Civil do Município.

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24  monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas  ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de  patrulhamento e atendimento de ocorrências.
 

Subcom

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SOLIDARIEDADE

"Alice no País da Saúde" leva amor e carinho a crianças pacientes do Hospital Vicentino

HOMENAGEM

Academia de tênis de mesa de Afonso Valente inaugura novas mesas e homenageia grandes nomes santista

SOLIDARIEDADE

Fundo Social abre inscrições para o Calendário do Bebê 2026

2
Entre em nosso grupo