CÂMARA DIZ SIM
O programa será executado de forma integrada entre as áreas de saúde, educação e assistência social
Da Redação
12/08/2025 - terça às 18h30
A Câmara Municipal de Guarujá aprovou por unanimidade, na sessão do último dia 05/08, o projeto de lei da vereadora Adriana Machado (PSD), que cria o Programa Acolhe, voltado ao atendimento integral de mães adolescentes no município.
A proposta, que foi um dos pilares da campanha da Dra. Adriana para o Legislativo, prevê às gestantes adolescentes atendimento psicológico especializado, acompanhamento educacional para evitar a evasão escolar, suporte jurídico por meio de convênios e distribuição gratuita do contraceptivo Implanon como forma de prevenção de novas gestações não planejadas, entre outras ações. O programa será executado de forma integrada entre as áreas de saúde, educação e assistência social.
Segundo a vereadora, Guarujá ainda apresenta índices elevados de gravidez na adolescência, especialmente nas áreas periféricas, onde muitas jovens enfrentam dificuldades para continuar os estudos, trabalhar e lidar com os impactos emocionais da maternidade sem apoio.
"Sempre defendemos políticas públicas de prevenção à gravidez na adolescência, mas sabemos que ela pode acontecer. E, quando isso ocorre, precisamos oferecer apoio efetivo. A gravidez precoce pode interromper sonhos e comprometer o futuro de muitas adolescentes. Com o Programa Acolhe, queremos garantir que essas jovens tenham suporte real para cuidar de si, de seus filhos e, ao mesmo tempo, construir novas oportunidades de vida”, destacou Dra. Adriana.
Com a aprovação do projeto, a vereadora, que já teve seis projetos de lei aprovados durante o ano, afirmou que vai trabalhar em diálogo com o prefeito para garantir a sanção e a rápida implementação do Programa Acolhe.
“Agora vamos unir forças para transformar a lei em realidade e fazer com que esse apoio chegue a quem mais precisa”, completou.
O projeto segue para sanção do Poder Executivo e, se implementado, colocará Guarujá na vanguarda das políticas públicas voltadas ao acolhimento e prevenção no tema da maternidade precoce.
Deixe a sua opinião
ver todos