Terça, 09 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,44

EuroR$ 6,36

Santos

27ºC

EM PRAIA GRANDE/SP

Cães terapeutas encantam pacientes e funcionários da UPA Quietude

Vestidos com roupa junina, Brioza e Jabuca levaram alegria e amor à unidade

Da Redação

14/06/2025 - sábado às 15h55

Amor em forma de pelos. Com muito afeto, os cães terapeutas Brioza e  Jabuca estiveram na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude para levar alegria aos pacientes e funcionários.  Vestidos com roupas com motivos juninos, os Golden Retriever deram e  ganharam muito carinho, posaram para fotos e aqueceram a manhã fria em  Praia Grande.
 

A visita dos amiguinhos de quatro patas trouxe um largo sorriso para a  paciente Inês Gasperino, que está internada na unidade de saúde.  Emocionada, ela revelou que esse encontro com a Brioza e o Jabuca  revigorou seu estado de espírito. “Cachorro é vida, cachorro é amor,  ele não cobra nada, só quer amor, e hoje ele trouxe muito amor para o  nosso quarto. Foi maravilhosa a visita, amei. É um projeto  maravilhoso, pois isso dá vida para a gente que está doente. Eu estava  deitadinha aqui, desanimada, e daí vi os cachorros e me reanimei,  porque cachorro é amor”.

 

Brioza, 5 anos, e Jabuca, 2, fazem parte do Dr. Pet, um projeto  voluntário que leva cães treinados a hospitais, prontos-socorros,  asilos e escolas da Baixada Santista para auxiliar na recuperação dos  pacientes e animar os funcionários. E é a segunda vez que ambos  visitam a UPA Quietude. O convite partiu da médica e diretora técnica  da unidade, Tais Gago Jordão, que conhece o Projeto Dr. Pet desde  Santos e é fã de carteirinha. “A visita deles gera acolhimento e amor  e proporciona uma melhora nos pacientes, afinal, todo mundo gosta de  cachorro. É um projeto voluntário maravilhoso que trouxemos novamente  para a UPA Quietude”, afirmou a médica.
 

De fato, a ciência comprova os diversos benefícios proporcionados pela  terapia assistida por animais (TAA). O contato com os bichinhos  propicia a liberação dos “hormônios do bem”, ajudando a aumentar a  produção de endorfina, considerada um analgésico natural, e de  serotonina, que age no cérebro regulando humor, sono e apetite, além  de diminuir as taxas de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
 

E os benefícios são testemunhados diariamente pelos tutores da Brioza  e do Jabuca. Fernanda Macias Vieira de Araújo e Ricardo Ferreira de  Araújo são voluntários e, com os cães, levam alívio e esperança por  onde passam. “Sempre perguntam o que a gente ganha com esse trabalho.  A gente ganha sorriso, fica com o coração aquecido, ganha bem-estar  porque vemos que a Brioza e o Jabuca estão levando amor e, de certa  forma, estamos fazendo o bem para aquelas pessoas que estão  precisando. Então, a gratidão é imensa por saber o quanto eles fazem a  diferença na vida das pessoas”, declarou Fernanda. “Eu tive depressão  e eles me ajudaram muito. Então eu fui estudar os benefícios dos  cachorros para o nosso bem-estar e pensei em dividir isso com mais  pessoas”, complementou Ricardo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

URGENTE

Incêndio atinge comunidade na Vila dos Pescadores nesta terça (9)

SOLIDARIEDADE

Fundo Social fecha campanha de inverno com quase 80 mil peças arrecadadas

SV CONECTA SEUS NEGÓCIOS

São Vicente leva empreendedores à Feira do Empreendedor 2025

2
Entre em nosso grupo