Domingo, 03 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

21ºC

DIREITOS

Cadastro para pessoas com deficiência já pode ser acessado no site da Prefeitura de Praia Grande

Pontos físicos também estão sendo oferecidos para auxiliar preenchimento

Da Redação

19/05/2024 - domingo às 00h01

O cadastro PCD PG já pode ser acessado no site da Prefeitura de Praia  Grande. Lançado na noite da última segunda-feira (13), durante reunião do  Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), o cadastro tem  o objetivo de realizar um diagnóstico das pessoas com deficiência que  vivem na Cidade e, assim, criar políticas públicas específicas para  esse público. Quem preferir, pode procurar um dos pontos  disponibilizados pela Prefeitura para que voluntários auxiliem no  preenchimento.

Para o presidente do Comped, Francisco Novelli, a medida é um  importante passo para avançar nos assuntos relacionados às pessoas com  deficiência. “A Prefeitura atendeu ao nosso pedido de realizar um  trabalho específico para PCDs e certamente vamos colher esses frutos  futuramente. Mas para isso, precisamos que o maior número possível de  interessados participe, responda ao cadastro, que é uma espécie de  censo, específico para este público”.

A secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira  aproveitou a presença de vários membros do conselho, familiares de  pessoas com deficiência e integrantes de entidades para explicar os  objetivos da Administração Municipal. “Esse é um primeiro passo ligado  às políticas de inclusão que a Prefeitura pretende adotar ao longo dos  próximos anos. Como não é possível irmos aos mais de 250 mil  domicílios da Cidade, lançamos o cadastro online para facilitar, mas  estamos disponibilizando também pontos físicos para ajudar quem  eventualmente tenha alguma dificuldade”.

O cadastro está disponível no site da Prefeitura no endereço  https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd e também foram  disponibilizados voluntários para preenchimento presencial nos  seguintes locais:

FATEC-PG: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados das 8h às 11h.  Endereço: Praça 19 de janeiro, 144, Boqueirão.

APAE-PG: segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Endereço: Rua  das Acácias, 320, Quietude.

Terminal Rodoviário Tude Bastos: segunda a sexta-feira, das 7:30h às  17:30h. Endereço: Avenida do Trabalhador, 2, Sítio do Campo.

Terminal Rodoviário Tatico: segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.  Endereço: Rua Valter José Alves, 200, Mirim.

Casa dos Conselhos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Endereço:  Rua Xavantes, 51 - Tupi.

Humberto Cesar Bispo, de 52 anos, tem uma deficiência física causada  por uma doença neurológica e já respondeu ao censo nesta terça-feira  (14), no Terminal Tude Bastos. Ele frequenta as reuniões do Comped e  fez questão de participar com suas informações. “Achei essa ideia  muito boa. Para que as melhorias aconteçam é preciso saber o perfil de  quem vive a situação. Embora sejamos todos PCDs, cada um tem suas  peculiaridades, suas necessidades. O formulário é bem completo, mas  não é difícil de responder e vai ser muito bom para todos nós”.

O cadastro pode ser preenchido até 30 de junho por moradores de Praia  Grande que se identificam como pessoa com deficiência, sem restrição  de idade, com ou sem laudo médico. Ele pode ser realizado tanto pela  própria pessoa com deficiência quanto por terceiros, como os pais,  responsáveis ou cuidadores, por exemplo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras do Parque Palafitas em Santos dão novo passo com início da concretagem de lajes

SOLIDARIEDADE

São Vicente doa cerca de 1,5 mil roupas e 400 kg de alimentos a vítimas de incêndio em Santos

INCÊNDIO EM SANTOS

Famílias afetadas por incêndio em Santos receberão casas e ajuda do governo de SP

2
Entre em nosso grupo