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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Bullying é a principal demanda emocional dos alunos, aponta pesquisa em Mongaguá

Pesquisa realizada com 1.211 estudantes do Ensino Fundamental II da rede municipal de Mongaguá

Da Redação

01/08/2025 - sexta às 13h54

No primeiro semestre, revelou que o bullying é a principal demanda emocional das crianças e adolescentes: entre 25% e 34% dos alunos disseram precisar de apoio para lidar com a situação.


Outro dado preocupante diz respeito ao preconceito: em uma das escolas, 20% dos alunos reconheceram ter pensamentos preconceituosos. Em outras unidades, os índices variaram entre 16% e 18%. Esse tipo de mentalidade, quando expressa em atitudes ou falas, pode alimentar situações recorrentes de bullying e exclusão, reforçando a importância de abordar o tema com franqueza e sensibilidade.


Diante desse cenário, a Prefeitura de Mongaguá deu início, nesta semana, a uma série de ações de conscientização contra o bullying, o racismo e outras formas de preconceito nas escolas municipais. A iniciativa é conduzida por meio do setor de Psicologia Educacional da rede e tem como objetivo promover o diálogo, a empatia e o respeito no ambiente escolar, criando um espaço seguro para que os jovens reflitam sobre atitudes e consequências do bullying.


Além das rodas de conversa, as ações incluem dinâmicas psicoeducativas, murais colaborativos e produção de materiais visuais que incentivem a escuta e o respeito mútuo. A proposta é estimular a reflexão de forma criativa e participativa, valorizando a convivência e o protagonismo juvenil.


O plano contempla ainda o envolvimento das famílias, com envio de materiais informativos e encontros voltados ao diálogo entre escola e responsáveis. A construção dessa rede de apoio é vista como essencial para ampliar o alcance das ações e consolidar uma cultura escolar mais empática, inclusiva e democrática.


Primeiras ações

Na segunda-feira (28), os alunos do 9º ano da EMEF Jacoub Koukdjian participaram de uma atividade especial, ensaiando e apresentando um teatro baseado em um texto sobre bullying, seguido de rodas de conversa mediadas pelas psicólogas da escola. À tarde, as turmas do 7º ano também vivenciaram a atividade.


A intenção é, futuramente, estender a programação para outras unidades da rede municipal de ensino, alcançando mais alunos com ações de escuta, conscientização e incentivo à convivência respeitosa.


Programação

As atividades seguem ao longo da próxima semana, conforme cronograma abaixo (sujeito a alterações): 

04/08 (segunda-feira):

EMEF Jacoub Koukdjian 

Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30

05/08 (terça-feira):

EMEF Vereador José Carlos de Freitas  

Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30

06/08 (quarta-feira):

EMEF Sirana Koukdjian 

Manhã: 9h às 11h30 | Tarde: 13h30 às 15h30

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