Domingo, 27 de Julho de 2025

DólarR$ 5,56

EuroR$ 6,53

Santos

24ºC

ACONTECE

Bombeiros e Prefeitura realizam simulado de combate a incêndio no Centro de São Vicente

Treinamento de eficiência no atendimento a emergências terá início às 10h desta quarta (30)

Da Redação

30/04/2025 - quarta às 09h00

Visando eficientizar o atendimento a emergências e reduzir o tempo de resposta em ocorrências, o Corpo de Bombeiros de São Vicente, em parceria com a Prefeitura e demais órgãos públicos, realiza a partir das 10h desta quarta (30) um exercício de simulado de combate a incêndio, no Centro de São Vicente (Rua Benjamin Constant). Durante o treinamento, a via ficará interditada  entre as ruas Campos Sales e Ipiranga.
 

O objetivo é reduzir o tempo de resposta e a eficiência no combate a incêndios em edificações comerciais de médio e grande porte na área central do Município. De acordo com o tenente Edberto, do 6º Grupamento de Bombeiros, ações desse tipo contribuem, também, para minimizar danos à vida e preservar a integridade física e material da população. "O Corpo de Bombeiros reforça seu compromisso com a segurança de todos e destaca a importância de treinamentos periódicos para manter a excelência no atendimento às ocorrências", detalhou o oficial, acrescentando que "a corporação segue disponível 24 horas por dia, pronta para as mais diversas situações de emergência".
 

O exercício ainda serve para avaliar o impacto de mobilidade e planejar desvios de trânsito e ações coordenadas entre os agentes de segurança, para melhor atender a população vicentina.
 

Secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno reforça a importância do trabalho conjunto de órgãos de defesa, em prol da segurança de São Vicente. "Essa simulação de sinistro permite que as equipes de emergência sejam treinadas e preparadas para lidar com situações críticas". Para o titular da pasta, o trabalho conjunto realizado entre a Sedos e as forças de segurança é um exemplo claro do compromisso com a segurança pública e demonstra a importância da cooperação entre os órgãos envolvidos. "Ao promover essa simulação, o Comsep busca não apenas treinar as equipes, mas também identificar áreas de melhoria e fortalecer a resposta a emergências, garantindo assim a proteção da população e a preservação da infraestrutura urbana", completou o secretário, referindo-se ao Conselho Municipal de Segurança Pública, por ele presidido.
 

Participam da operação a Defesa Civil, SAMU, Sabesp, CPFL, Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais, utilizando a metodologia do Sistema de Comando de Operações e Emergências (Sicoe), do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que visa otimizar os recursos disponíveis e garantir maior efetividade nas ações de emergência.
 

O simulado foi definido em reuniões técnicas com todos os órgãos envolvidos, permitindo a definição clara de competências e a construção de um protocolo de atendimento mais ágil e integrado.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Festival Estadual de Quadrilhas Juninas agita São Vicente neste final de semana

OPORTUNIDADES

PAT de Guarujá oferece 241 vagas de emprego neste sábado (26)

EDUCAÇÃO

Mongaguá intensifica combate ao bullying e racismo nas escolas municipais

2
Entre em nosso grupo