ECONOMIA REGIONAL
Espaço colaborativo no Shopping Deslumbrante passa a abrir portas também para ex-alunos e novos empreendedores do artesanato local
Da Redação
03/09/2025 - quarta às 09h36
Desde 2024, a loja colaborativa Arte da Primeira vem reunindo artesãos e trabalhos manuais de diversos empreendedores vicentinos. Agora, a parceria entre Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Cultura (Secult) ganha um novo formato, passando a abrir as portas para ex-alunos dos cursos do Fundo Social e para iniciantes no ramo do artesanato.
Localizado no shopping Deslumbrante (R. Frei Gaspar, 704 - Centro), o espaço pretende reunir artistas da Cidade para a comercialização de seus trabalhos, tornando-se um verdadeiro berço do empreendedorismo, para que, futuramente, a pessoa possa caminhar de forma independente no mercado.
"Sabemos que não é simples empreender, mas creio que essa loja dará muitos resultados e realização pessoal", declara a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado.
Para o primeiro mês, a loja Arte da Primeira contará com nove artesãs ingressantes no mundo do empreendedorismo. Para elas, esse pontapé inicial é uma verdadeira ajuda para abrir as portas no artesanato. "Fiz o curso de costura iniciante há dois anos. Desde então, passei a aprimorar meus conhecimentos para começar a vender, e, nessa jornada, sentia falta de um local para vender minhas criações. Essa loja é uma oportunidade excelente para todas nós", destacou Alcione Batista do Nascimento, artesã de costura criativa.
"Para o turismo, o artesanato é essencial. É onde o visitante leva um pedaço da nossa cidade. Sempre foi um desejo nosso abrir um espaço como esse", ressaltou a Secretaria de Turismo, Juliana Santana.
"Tenho certeza que irão ter dias difíceis, mas com persistência, essas vendas que se iniciaram no shopping podem gradativamente efetivas", conclui o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.
Para participar, o interessado deve apresentar seu credenciamento de artesão e se inscrever no Fundo Social da Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205 – Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Após aprovação, o profissional passa a integrar a lista de rotatividade mensal da loja. Caso o artesão ainda não obtenha o credenciamento, pode solicitar na Secult (R. José Bonifácio, 404 - 7º andar - Centro), também no horário de expediente.
Deixe a sua opinião
ver todos