Quinta, 01 de Maio de 2025

DólarR$ 5,68

EuroR$ 6,41

Santos

21ºC

ÁGUA SÓ FAZ BEM

Beber água em jejum traz diversos benefícios para a saúde

Nutricionista dá dicas para tornar a prática um hábito

Por Lucas Campos - Redação BS9

09/05/2022 - segunda às 04h00

Não existe nenhum malefício em tomar água ao acordar - (foto: Freepik)

Ninguém duvida que beber água faz bem para a saúde de qualquer pessoa. Cerca de 70% do corpo humano é composto por ela e só assim já dá para perceber sua importância. Se hidratar vai muito além de matar a sede, já que proporciona inúmeros benefícios, e quando acontece de maneira insuficiente deixa todo o organismo prejudicado. O que muitos não sabem é que faz muito bem começar essa prática logo ao acordar.

"Nosso corpo acorda desidratado depois de uma noite de sono e por isso há a necessidade de beber água para hidratação. Entre os benefícios está a melhora no funcionamento do intestino, pois estimula os movimentos realizados pelos órgãos do tubo digestivo, além de eliminação de toxinas e a formação de um hábito que te ajuda a ter outros comportamentos positivos por ser o primeiro do seu dia", explica a nutricionista Amanda Soares, que atua em Santos.

Além disso, ela conta que nosso organismo pode confundir o sinal de sede com fome e você pode acabar comendo mais quantidade na primeira refeição do dia sem necessidade, apenas por estar desidratado. Assim, começar o dia bebendo água pode ajudar a fazer um café da manhã saudável e assim seguir comendo bem ao longo do dia. "Não existe nenhum malefício em tomar água ao acordar".

Não existe uma quantidade específica do quanto se deve ingerir de líquido ainda em jejum. "O indicado seria em torno de 400 ml de água", diz Amanda, que afirma ainda que é interessante dar um intervalo aproximado de 15 minutos entre essa quantidade e o café da manhã para evitar desconforto gástrico.

E para quem não costuma tomar água assim que acorda, mas deseja introduzir na sua rotina, a dica é começar aos poucos, com pequenas quantidades nos primeiros dias e ir aumentando a dose. "Para quem não tem o hábito, pode experimentar deixar um copo de água ao lado da cabeceira ou um lembrete em forma de alarme no celular".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Quatro dias de cultura, fé, gastronomia e música à beira-mar acontece em São Vicente

SÃO VICENTE

Sabesp inicia instalação de rede provisória e aumenta número de caminhões-pipa na Ilha Porchat

CULTURA

Em Bando Coletivo estreia audiotour 'Cidade Clandestina' em Santos

2
Entre em nosso grupo