Quarta, 28 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,37

Santos

26ºC

MEIO AMBIENTE

Atuação do Grupamento de Defesa Ambiental totaliza mais de 3 mil ocorrências

No período entre janeiro de 2019 e abril deste ano, foram atendidas 3.325 ocorrências, sendo 1.702 animais resgatados e 427 manejos de abelha

Da Redação

26/05/2025 - segunda às 10h38

O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) vem se destacando no resgate de animais silvestres e manejo de abelhas. No período entre janeiro de 2019 e abril deste ano, foram atendidas 3.325 ocorrências, sendo 1.702 animais resgatados e 427 manejos de abelha. A equipe faz parte da estrutura da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e é composta por guardas civis municipais (GCM).

 

O GDA é composto por oito guardas municipais que atuam junto à Diretoria de Força-Tarefa, também subordinada à Sedecon. O grupamento tem a função de proteger o patrimônio ecológico do Município, com agentes que monitoram áreas de proteção ambiental, evitando danos na natureza. Os animais resgatados são devolvidos ao habitat natural e, caso estejam machucados, encaminhados para reabilitação, tanto no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, como no aquário de Guarujá.

 

O dia a dia do GDA consiste em rondas preventivas em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Áreas de Proteção Ambiental (APAs), bem como averiguação de denúncias, resgate, destinação e soltura de uma variedade de animais silvestres, como saruês, serpentes, bichos preguiça, lagartos, corujas, gaviões, tartarugas, tamanduás, capivaras, tatus, esquilos e cutias entre outras espécies.

 

Manejo de Abelhas

O grupamento é responsável por fazer a captura, remoção e alocação correta de abelhas que se instalam em residências, comércios e locais públicos, único órgão que realiza esse serviço no Guarujá. Para fazer uma solicitação, basta entrar em contato com a GCM por meio do telefone 153.

 

As abelhas são extremamente importantes para o ecossistema e, diferente do que muitos pensam não se pode queimá-las. Conforme, a Lei Federal 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais, é proibida a eliminação dos enxames, o correto é a realocação. O manejo é feito à noite, quando as abelhas estão na colmeia agrupadas, pois durante o dia elas saem para buscar o pólen.


Para realizar esse trabalho, os guardas municipais passaram por uma especialização. Nas ocorrências, eles utilizam o equipamento de proteção individual (EPI) apícola completo, que inclui macacão, botas, luvas e máscaras. Chegando ao local, eles localizam o enxame e analisam as necessidades para a retirada.

 

Lazer Náutico

Outra função dos guardas municipais que atuam no GDA é a fiscalização do ordenamento do lazer náutico. De janeiro a abril foram realizadas 42 operações na Praia da Enseada, com 3.695 embarcações vistoriadas. Desse total, 58 estavam irregulares e retornaram. Houve ainda a apreensão de sete motos aquáticas. Nesse mesmo período, foram realizadas pela equipe três operações no canal de Bertioga,  outra no canal do Porto de Santos e Praia do Góes, além de 448 patrulhamentos preventivos e duas ações de apoio junto a Diretoria de Bem-Estar Animal.  

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Santos Festival Geek terá presença de ator da série 'Todo Mundo Odeia o Chris'

GASTRONOMIA

Mercado de Peixes de Santos promove Festival do Camarão até domingo

MEIO AMBIENTE

Papagaio-de-cara-roxa é definido como a ave símbolo de Itanhaém

2
Entre em nosso grupo