Segunda, 01 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,44

EuroR$ 6,37

Santos

23ºC

MEIO AMBIENTE

Árvores antes condenadas se transformam em vasos vivos em jardins de Santos

O projeto-piloto da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) já contemplou três exemplares

Da Redação

01/09/2025 - segunda às 10h46

Árvores que pereceram na orla da praia e em praças de Santos estão recebendo um novo destino: transformam-se em vasos vivos. A iniciativa une preservação ambiental e valorização estética, reforçando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade.

 

Em vez de fazer a remoção completa dos troncos, o que poderia gerar impacto ambiental e emocional para a população, a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) encontrou uma alternativa inovadora. O procedimento consiste no corte da árvore e na preparação do tronco para o plantio de novas espécies, que passam a se desenvolver no próprio local.

 

O projeto-piloto da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) já contemplou três exemplares. Eles podem ser vistos na Avenida Presidente Wilson (altura dos números 106 e 143, no José Menino) e na Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida. Ao todo, dez árvores passarão pelo processo até o final do ano.

 

Segundo o coordenador da Copaisa, André Marins, a proposta alia inovação e memória afetiva. "Ao invés de simplesmente remover os troncos, damos a eles uma nova vida. É uma forma de preservar a história dessas árvores, ao mesmo tempo em que criamos áreas mais verdes e acolhedoras para a população", destacou.

 

A medida reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade, além de manter a memória das árvores que já faziam parte do cotidiano da orla e de outros espaços públicos da Cidade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FISCALIZAÇÃO

Bicicletas apreendidas ficarão no pátio municipal de Santos a partir de segunda-feira

INFRAESTRUTURA NO ESPORTE

Novo campo de futebol da Zona Noroeste de Santos vai ganhar vestiários

SOCIAL

Guarujá inaugura Casa Ser para atendimento psicossocial de vítimas de violência sexual

2
Entre em nosso grupo