Quarta, 07 de Maio de 2025

DólarR$ 5,74

EuroR$ 6,50

Santos

22ºC

EDUCAÇÃO

Alunos da EM Profª Maria de Lourdes visitam Biblioteca Porto do Saber Samambaia

Os estudantes também  conheceram as dependências da Biblioteca Porto do Saber, que  atualmente conta com cerca de 10 mil exemplares de livros.

Da Redação

06/05/2025 - terça às 07h58

Cerca de 40 estudantes da Complementação Educacional participaram da atividade - Divulgação

Despertar nos alunos o sentimento de pertencimento à Cidade onde vivem  ao conhecer diferentes equipamentos públicos situados próximos à  unidade de ensino. Essa foi a experiência que professores da EM Profª  Maria de Lourdes Santos proporcionaram a estudantes das turmas de  Complementação Educacional. Na quarta-feira (30), um grupo de 40  meninos e meninas visitou a Biblioteca Porto do Saber Samambaia.

Uma vez no local, os alunos assistiram a duas contações de histórias  realizadas pela contadora Tatiana Felix. Os estudantes também  conheceram as dependências da Biblioteca Porto do Saber, que  atualmente conta com cerca de 10 mil exemplares de livros. Também  aprenderam sobre quais são os procedimentos para fazer o empréstimo de  obras literárias, pelo período de 15 dias.


Essa foi a terceira vez que os alunos participaram de ações neste  mesmo estilo. Antes da Biblioteca Porto do Saber, os estudantes  conheceram também a praia e o parque de lazer, ambos no Bairro  Maracanã. A praça Zumbi dos Palmares, próxima à EM Governador Franco  Montoro, será o próximo local visitado. A ação foi organizada pelos  professores Nara Cristina dos Santos Dias Jacinto, Flávia Fernanda  Viana Gonçalves, Leandro dos Santos Carvalho e Cleidimar Santos Morais  Nunes.


"A cada visita, eles ficam muito felizes por fazerem algo diferente,  saindo da rotina escolar. Além disso, percebemos que despertam neles o  pertencimento, pois entendem que aqueles locais também são deles, que  podem usufruir daqueles locais", destacou a docente Nara Cristina  Jacinto. "Por exemplo, muitos não sabiam da existência desta  biblioteca, de como ela funciona. E hoje, de alguma forma,  desmistificamos isso".


Contraturno – As escolas de Complementação Educacional funcionam com o  objetivo de dar um suporte às famílias, atendendo os alunos no  contraturno escolar. Os alunos frequentam as unidades durante 4 horas  por dia. Algumas funcionam em prédio próprio e outras compartilham  espaços com as turmas de Ensino Fundamental. As ações nestes locais  seguem com base em quatro pilares fixos. São eles: atividades  artísticas, educação física, educação para valores e rotina de estudos.


Além das ações fixas, os alunos podem participar também de outras  atividades. Para ofertar estas oportunidades aos estudantes, a Seduc  conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel). Por  meio da pasta esportiva, são oferecidas as seguintes modalidades:  surf, natação, vôlei de praia, futebol de campo, beach soccer,  ginástica artística e esportes náuticos.

Atualmente, a Secretaria de Educação (Seduc) conta com 13 unidades que  atendem turmas de Complementação Educacional. São elas: EM Vereador  Felipe Avelino de Moraes, EM Profª. Maria de Lourdes Santos, EM Cidade  da Criança, EM Dorivaldo Francisco Loria, EM 19 de Janeiro, EM Fausto  dos Santos Amaral, EM Antônio Peres Ferreira, EM Eduardo Gonsalves do  Barreiro, EM Sonia Marise Domigues, EM Hilda de Carvalho Guedes, EM  João Gonçalves, EM Natale de Lucca e EM Carlos Eduardo Conte Castro.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Primeiro fim de semana do Festival do Morango de Mongaguá agitou a Dudu Samba no feriadão

OPORTUNIDADES

Prefeitura de Praia Grande/SP realiza a 14ª convocação de estagiários aprovados em processo seletivo

ACONTECE

Cidadania Itinerante realizará atendimentos em Bertioga

2
Entre em nosso grupo