Quinta, 22 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

23ºC

CULTURA

Alunos da Área Continental viram protagonistas com Projeto Hip Hop nas Escolas

Iniciativa abre as portas para a arte urbana, unindo educação, inclusão e desenvolvimento juvenil nas unidades Mário Covas Jr. e José Meirelles

Da Redação

21/05/2025 - quarta às 12h00

Promovendo a arte como meio de educação, inclusão social e desenvolvimento juvenil, o Hip Hop nas Escolas chegou em forma de projeto, ganhou forma e já é realidade em duas unidades da Área Continental de São Vicente. Presente nas UEs Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) e José Meirelles (Quarentenário), a iniciativa transforma os estudantes em protagonistas: "Oferecemos oficinas voltadas aos cinco elementos do Hip Hop, que são o rap, o DJ, o breaking, o graffiti e a moda sustentável", destaca o coordenador geral do Hip Hop nas Escolas, Zéca.

 

Esta semana, os cursistas receberam material para as oficinas. "Os kits para as aulas de MC contêm caderno, lápis e borracha, para criação das rimas. Já os alunos de grafite receberam lápis 2B, caderno de desenho, lápis de cor e canetinhas para desenvolver a arte que o oficineiro está transmitindo", detalhou Zéca.

 

Aluno do 7º ano da UE Mário Covas, Gustavo Miguel, 12, sonha em ser DJ e já teve a sua "estreia" no ofício nesta terça-feira (20), comandando o som para os colegas que estão na oficina de rap. "Eu nunca tinha manuseado uma mesa, e estou aprendendo aos poucos. Não entendo muito de música, é algo bem novo para mim. Mas estou pegando o jeito", comemora.

 

Luiz Miguel, 11 anos, aprova as aulas de rap. "Escolhi essa oficina porque gosto muito do ritmo e da poesia. Agora vou tentar me aperfeiçoar para, quem sabe, transformar o que estou aprendendo em uma profissão algum dia".

 

Ministrada por Suzana Azar, a oficina de moda estimula a criatividade. "Vamos arrecadar garrafas pet, lacre e tampinhas plásticas para transformar esse material em peças de moda", conta Suzana. Matriculada no 8º ano, Maria Eduarda Carvalho, 13, mostrou seu potencial como estilista e projetou um corset com lacres de latinhas. "Pensei em uma peça de roupa mais básica, sem cores fortes, e optei pelos lacres, cor de prata".

 

Já Kauê Costa, 13, do 8º ano, escolheu as aulas de grafite. "Gosto muito de desenhar e veio a oportunidade de aprender as técnicas. Vim para aprender e me aperfeiçoar".

 

Sociólogo e rapper, Bruno Pierre Pereira - o Brunão Ment'Sagaz - detalha que o projeto nasceu do coletivo Instituto Salve Hip Hop, e foi viabilizado com incentivo do ProAC, de fomento à Cultura. No total, as cinco oficinas oferecem 150 vagas em cada escola, com aulas uma vez por semana, na própria unidade onde estudam. "Além de apresentar a cultura urbana e o entretenimento, buscamos diminuir a evasão escolar, aumentar o entendimento intelectual e cognitivo dos alunos e levá-los ao senso de pertencimento, para preservar a escola onde estudam, a casa onde moram e o ambiente em que eles vivem", comentou o coordenador do projeto.

 

O projeto - O Instituto Salve Hip Hop, coletivo cultural comprometido com a lei federal 11.784/2023 que trata da valorização e fomento da cultura Hip Hop em território nacional, traz as artes urbanas contemporâneas dessa cultura urbana como ferramenta sociocultural educacional no ambiente escolar. Dessa forma, nasce o projeto Hip Hop nas Escolas, iniciativa contemplada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através do Edital 14/2024 – Fomento à Cultura Hip Hop, sendo a segunda proposta mais bem avaliada na seleção de projetos.

 

O objetivo é promover a cultura Hip Hop nas escolas municipais de São Vicente, proporcionando aos estudantes do Ensino Fundamental II um espaço de aprendizado e cidadania, expressão artística e reflexão social por meio de oficinas de artes urbanas. No primeiro semestre, as escolas atendidas são as UEs Mário Covas Jr e José Meirelles. A partir de agosto, o projeto chega às UEs Carolinas Dantas (Catiapoã) e Antônio Pacífico (Jóquei).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACESSIBILIDADE

21ª edição do Onda BGF Praia Acessível acontece neste sábado (24) em Bertioga

ACONTECE

Guarujá recebe mutirão de saúde gratuito neste sábado

ACONTECE

Bertioga realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta (22)

2
Entre em nosso grupo