SAÚDE
Em 2025, Santos contabiliza 3.869 casos de dengue
Da Redação
20/07/2025 - domingo às 13h59
Para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, uma ação educativa foi realizada na manhã desta sexta-feira (18), no Poupatempo e arredores, no Centro Histórico de Santos. A iniciativa buscou alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto.
O grupo de Informação, Educação e Informação (IEC) da Secretaria de Saúde, por meio de agentes de combate a endemias distribuiu panfletos, conversou com o público, orientando sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros como os que ocorrem em vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas e recipientes expostos à água parada.
Cláudia Regina Lima Alves Pereira Soares, 63 anos, funcionária pública estadual aposentada, aprovou a iniciativa e conta que já toma os devidos cuidados dentro de casa para evitar o mosquito. ''É ótima essa ação sobre a dengue. É sempre bom reforçar os cuidados e lembrar a população da importância de cada um fazer a sua parte''.
Andréia Ferreira Pascoal, 54, enfermeira do IEC e há quase 25 anos na rede pública, destaca a importância das ações educativas. "Trabalhamos diariamente com ações educativas voltadas à população. Mudar hábitos e comportamentos não é fácil. É um trabalho de formiguinha, persistência e presença constante. Por isso, estamos sempre lembrando a importância dos cuidados diários dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito da dengue".
A vacina da dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para o esquema vacinal ser completo, são necessárias duas doses, sendo a aplicação da segunda 90 dias após a primeira.
BALANÇO
Em 2025, Santos contabiliza 3.869 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro mortes. Em julho, foram confirmados 25 novos casos até o momento. A chikungunya soma 178 casos este ano em Santos.
Deixe a sua opinião
ver todos