Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

24ºC

CUBATÃO

Agenda 2030 de Cubatão realiza última reunião do ano e destaca avanços dos ODS na Cidade

Encontro foi na empresa Yara Fertilizante. Entre os assuntos da pauta, a resolução do calendário de reuniões para 2026 e a transição de Comissão para Conselho Municipal da Agenda

Da Redação

12/12/2025 - sexta às 13h00

Na manhã da última terça (9), a Comissão da Agenda 2030 do Município de Cubatão reuniu-se na última reunião ordinária de 2025. O encontro ocorreu no auditório da Unidade 1 da empresa Yara Fertilizantes, no Jardim das Indústrias. Na oportunidade, foi dada ciência da reunião anterior e tratados os seguintes temas: Relatório das ações e avanços dos ODS neste ano; Informações sobre o Cadastro do Termo de Adesão ao Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de assuntos gerais e informes oficiais.

 

Houve presença maciça dos integrantes da Comissão, que é formada por representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo conselhos municipais, ONGs, empresas, instituições e cidadãos engajados, que atuam de forma colaborativa para implementar os ODS.

 

Antes, porém, a Comissão foi recepcionada pela equipe de Comunicação Institucional da Empresa de Fertilizantes. O Grupo Yara falou da alegria em receber a Comissão nas dependências da empresa  oriunda da Noruega e que está no Brasil desde 1970, possuindo 5 unidades só em Cubatão. Esta foi a primeira planta industrial de amônia do Brasil, que inicialmente passou pelas mãos da Ultrafértil e da Petrobras antes de ser adquirida e aprimorada pela Yara Fertilizantes. Citou que a empresa atua fortemente atendendo aos preceitos da Legislação Ambiental, que desenvolve ou patrocina alguns projetos sociais e que vem trabalhando em todas as Plantas já dentro dos protocolos dos ODS 1,2, 5, 13, 15 e 17.

 

Sandra Godoy, Coordenadora da Agenda 2030 cubatense, acompanhada pela equipe da Comissão expressou que "esta não é só uma reunião, é um encontro que vai além dos agradecimentos por tudo que todos vocês fizeram para fortalecer o trabalho desta Comissão. Quer parabenizar todo o empenho de cada um dos representantes dos diversos segmentos, que reservaram um tempo das tarefas do dia a dia e da vida de vocês para comparecerem às reuniões, debates, eventos e encontros como este".

 

Ela completou afirmando que "esse comprometimento demonstra que a Agenda não é só da ONU, ela é responsabilidade de cada Cidade e de todos e todos nós, enfim da sociedade e dos segmentos engajados nessa luta, nessa missão de tornar uma Cubatão cada vez mais dentro do que preconiza os ODS, indo além dos 17 ODS, pois já incorporamos o 18 e o 19″.

 

A coordenadora então reforçou que, a partir de 2026, assim que forem eleitos os membros dos 44 segmentos (dois de cada, um titular e um suplente) que a Comissão passará os trabalhos para o Conselho Municipal da Agenda 2030 de Cubatão, conforme aprovado por Lei. A maioria manteve a terça-feira da segunda semana de cada mês para a reunião, às 9h. Foi informado que, no início de janeiro, a Agenda fará uma reunião interna, no Gabinete da vice-prefeita,  para divulgar a programação anual.

 

Visita às dependências da Fábrica (Planta) – O final da reunião foi marcado por uma visita monitorada dentro de um ônibus pela planta da Empresa, com acompanhamento do Técnico em Segurança, Samir Marcote, e do Supervisor de Produção, Marcelo Penco, que trataram das responsabilidades ambientais e dos pontos que mais despertam atenção neste quesito, como Estação de Tratamento de Água (ETA); Paradas e Projetos; Utilidades (o coração da Fábrica); Tancagem de Amônia, que vem de tubos de outras Plantas; Ácidos Nítricos 99%, cujos tanques e tubos só podem ser de alumínio, pois há os de cobre para os de ácidos não tão concentrados. Foram mostrados também os Armazéns de Granel refrigerado; a Casa de Comando de Energia; a Estação  de Transmissão de Energia; Tanque de Amónio Perolado; bem como os grandes tanques do sistema de combate a incêndios (emergência), considerados essenciais para a empresa, passando pelo setor de carregamento dos produtos gerados naquela fábrica, entre outros.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

REDE ESTADUAL

São Paulo sanciona lei que autoriza fornecimento de protetores auriculares para estudantes autistas

HABITAÇÃO

Moradores de quatro bairros recebem escrituras definitivas nesta quarta-feira (11)

SANTOS

Nova escola homenageia Edson Arantes do Nascimento e vai atender 500 alunos

2
Entre em nosso grupo