CUBATÃO
Encontro foi na empresa Yara Fertilizante. Entre os assuntos da pauta, a resolução do calendário de reuniões para 2026 e a transição de Comissão para Conselho Municipal da Agenda
Da Redação
12/12/2025 - sexta às 13h00
Na manhã da última terça (9), a Comissão da Agenda 2030 do Município de Cubatão reuniu-se na última reunião ordinária de 2025. O encontro ocorreu no auditório da Unidade 1 da empresa Yara Fertilizantes, no Jardim das Indústrias. Na oportunidade, foi dada ciência da reunião anterior e tratados os seguintes temas: Relatório das ações e avanços dos ODS neste ano; Informações sobre o Cadastro do Termo de Adesão ao Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de assuntos gerais e informes oficiais.
Houve presença maciça dos integrantes da Comissão, que é formada por representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo conselhos municipais, ONGs, empresas, instituições e cidadãos engajados, que atuam de forma colaborativa para implementar os ODS.
Antes, porém, a Comissão foi recepcionada pela equipe de Comunicação Institucional da Empresa de Fertilizantes. O Grupo Yara falou da alegria em receber a Comissão nas dependências da empresa oriunda da Noruega e que está no Brasil desde 1970, possuindo 5 unidades só em Cubatão. Esta foi a primeira planta industrial de amônia do Brasil, que inicialmente passou pelas mãos da Ultrafértil e da Petrobras antes de ser adquirida e aprimorada pela Yara Fertilizantes. Citou que a empresa atua fortemente atendendo aos preceitos da Legislação Ambiental, que desenvolve ou patrocina alguns projetos sociais e que vem trabalhando em todas as Plantas já dentro dos protocolos dos ODS 1,2, 5, 13, 15 e 17.
Sandra Godoy, Coordenadora da Agenda 2030 cubatense, acompanhada pela equipe da Comissão expressou que "esta não é só uma reunião, é um encontro que vai além dos agradecimentos por tudo que todos vocês fizeram para fortalecer o trabalho desta Comissão. Quer parabenizar todo o empenho de cada um dos representantes dos diversos segmentos, que reservaram um tempo das tarefas do dia a dia e da vida de vocês para comparecerem às reuniões, debates, eventos e encontros como este".
Ela completou afirmando que "esse comprometimento demonstra que a Agenda não é só da ONU, ela é responsabilidade de cada Cidade e de todos e todos nós, enfim da sociedade e dos segmentos engajados nessa luta, nessa missão de tornar uma Cubatão cada vez mais dentro do que preconiza os ODS, indo além dos 17 ODS, pois já incorporamos o 18 e o 19″.
A coordenadora então reforçou que, a partir de 2026, assim que forem eleitos os membros dos 44 segmentos (dois de cada, um titular e um suplente) que a Comissão passará os trabalhos para o Conselho Municipal da Agenda 2030 de Cubatão, conforme aprovado por Lei. A maioria manteve a terça-feira da segunda semana de cada mês para a reunião, às 9h. Foi informado que, no início de janeiro, a Agenda fará uma reunião interna, no Gabinete da vice-prefeita, para divulgar a programação anual.
Visita às dependências da Fábrica (Planta) – O final da reunião foi marcado por uma visita monitorada dentro de um ônibus pela planta da Empresa, com acompanhamento do Técnico em Segurança, Samir Marcote, e do Supervisor de Produção, Marcelo Penco, que trataram das responsabilidades ambientais e dos pontos que mais despertam atenção neste quesito, como Estação de Tratamento de Água (ETA); Paradas e Projetos; Utilidades (o coração da Fábrica); Tancagem de Amônia, que vem de tubos de outras Plantas; Ácidos Nítricos 99%, cujos tanques e tubos só podem ser de alumínio, pois há os de cobre para os de ácidos não tão concentrados. Foram mostrados também os Armazéns de Granel refrigerado; a Casa de Comando de Energia; a Estação de Transmissão de Energia; Tanque de Amónio Perolado; bem como os grandes tanques do sistema de combate a incêndios (emergência), considerados essenciais para a empresa, passando pelo setor de carregamento dos produtos gerados naquela fábrica, entre outros.
Deixe a sua opinião
ver todos