Terça, 27 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

URBANIZAÇÃO

Acesso ao Parque Palafitas, em Santos, já tem calçadas acessíveis e asfalto

O trecho é um prolongamento da avenida, em frente ao Parque Palafitas, construído para facilitar o acesso ao núcleo residencial, cujo projeto-piloto será inaugurado durante a programação de aniversário dos 480 anos da Cidade

da redação

27/01/2026 - terça às 13h33

Já está pavimentada a Avenida Jornalista Armando Gomes (antiga Beira-rio), entre a rotatória e a Rua Joaquim Teixeira de Carvalho, na Zona Noroeste de Santos. O trecho é um prolongamento da avenida, em frente ao Parque Palafitas, construído para facilitar o acesso ao núcleo residencial, cujo projeto-piloto será inaugurado durante a programação de aniversário dos 480 anos da Cidade.

 

A construção do acesso em frente ao Parque Palafitas, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), exigiu limpeza e demolições. O trecho já conta com as guias, sarjetas, calçadas acessíveis e sistema de drenagem finalizados.

 

Também foi remanejada a rede de energia elétrica e o local já dispõe com quatro postes com luminárias de LED de potência máxima de 350 watts e dois transformadores.

 

 

 

Finalizando o projeto, haverá ajardinamento, onde serão plantados grama em placas, seis palmeiras jerivás e duas árvores regionais.

 

O PARQUE

O Parque Palafitas é um plano inédito de urbanização no País com 60 unidades habitacionais em uma área de 4 mil metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda.

 

Já estão na etapa final de revisão os prédios T+3 (térreo mais três andares, com 16 apartamentos) e T+1A (térreo mais um andar, oito apartamentos), quatro casas acessíveis e quatro convencionais, bloco comercial (sete lojas) e as dependências para a associação de moradores.

 

 

 

O núcleo residencial disporá de quatro conjuntos de apartamentos com 44 unidades e dois de casas, cada um com oito residências térreas. São construções com soluções rápidas e sustentáveis, infraestrutura completa, lazer e comércio, que envolvem também a regeneração do mangue.

 

A proposta visa reduzir a desigualdade social na Cidade, transformando as áreas de palafitas em lugares mais humanos, lugares mais verdes, mais sustentáveis, com mais dignidade para as famílias. A iniciativa é a parceria entre os governos municipal, estadual e federal.

 

APARTAMENTOS

O núcleo residencial contará com quatro prédios: dois formados por térreo mais um andar, com pintura externa na cor Água Mineral (azul claro); um com térreo mais dois andares, com 12 apartamentos e pintura externa no tom Limonada (verde), e um com térreo mais três andares pintura externa na cor Início de Verão (laranja).

 

Cada apartamento  terá 41,69m² de área privativa, com sala, dois quartos, cozinha conjugada com lavanderia, banheiro e área de circulação.

 

 

 

Há ainda dois conjuntos com oito casas térreas cada, quatro delas com acessibilidade; dois prédios comerciais, um com quatro salas e o outro, com três, dotados de banheiros masculino e feminino, e local destinado à associação dos moradores.

 

As 16 casas terão, cada uma, 48,06m² de área construída, dotadas de sala de estar e jantar integrados, cozinha, área de serviço, dois quartos, banheiro e varanda dos fundos. As habitações terão piso e paredes de painéis de madeira laminada para preservar a comunidade local.

 

Para viabilizar o projeto, foram removidas apenas as habitações mais vulneráveis junto à água, para permitir a regeneração do mangue e criar espaços de lazer, denominados respiros.

 

 

 

Secretaria de Comunicação e Economia Criativa

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FUNDO SOCIAL

Fundo Social de Solidariedade e Palácios Circus promovem ação solidária em Guarujá

GESTÃO PUBLICA

São Vicente abre 160 vagas para cursos gratuitos de gestão e informática

LAZER

Arena de Verão TH+ Band agita São Vicente com atividades repletas de esporte e lazer

2
Entre em nosso grupo