SAÚDE
Prefeitura realiza limpeza e nebulização para reduzir focos do mosquito _Culex SP
Da Redação
07/01/2026 - quarta às 13h56
A Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), realizou, nesta terça-feira (6), uma ação inédita em São Vicente, em combate à proliferação de pernilongos, no Canal da Avenida Eduardo Souto (Cidade Náutica).
A atividade foi dividida em duas etapas principais. Inicialmente, a Sesp realizou a limpeza do canal, removendo lixo, entulho e vegetação aquática, como os aguapés, que favorecem o acúmulo de matéria orgânica e criam ambientes propícios para a proliferação do mosquito. O processo, além de contribuir para a eliminação dos resíduos visíveis, reduz significativamente as condições para o desenvolvimento das larvas.
Na sequência, a Sesau realizou a nebulização com biolarvicida. O produto foi aplicado nos trechos do canal com represamento da água, para interromper o ciclo de vida do pernilongo. Para reforçar a eficácia da ação, a equipe utilizou redes de peneiração para a retirada manual das larvas presentes nas bordas do canal.
"É um trabalho integrado, unindo a limpeza do canal ao controle químico, o que garante um impacto mais duradouro no controle do mosquito. Além disso, realizamos uma série de ações, como reuniões técnicas entre as secretarias, identificação dos problemas ambientais que contribuíram para a presença dos insetos, reconhecimento e mapeamento da área e reintrodução do peixe larvófago, o que resultou na redução de cerca de 70% dos mosquitos na região", destacou a responsável técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Giselle Ferreira Azevedo Pinto.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, ressaltou a importância da colaboração entre as secretarias e o caráter inovador da iniciativa. "Esta é a primeira vez que São Vicente realiza uma ação integrada como essa para o controle do pernilongo, e os resultados já são visíveis. A união entre as secretarias mostra como o trabalho conjunto pode trazer benefícios diretos para a população, melhorando a qualidade de vida e tornando o ambiente mais agradável. Seguiremos monitorando a área e realizando o acompanhamento necessário para manter o canal e seu entorno livres de focos de proliferação do mosquito".
Deixe a sua opinião
ver todos