Quinta, 08 de Janeiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

SAÚDE

Ação integrada combate proliferação de pernilongos no Canal da Eduardo Souto em São Vicente

Prefeitura realiza limpeza e nebulização para reduzir focos do mosquito _Culex SP

Da Redação

07/01/2026 - quarta às 13h56

A Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), realizou, nesta terça-feira (6), uma ação inédita em São Vicente, em combate à proliferação de pernilongos, no Canal da Avenida Eduardo Souto (Cidade Náutica).

 

A atividade foi dividida em duas etapas principais. Inicialmente, a Sesp realizou a limpeza do canal, removendo lixo, entulho e vegetação aquática, como os aguapés, que favorecem o acúmulo de matéria orgânica e criam ambientes propícios para a proliferação do mosquito. O processo, além de contribuir para a eliminação dos resíduos visíveis, reduz significativamente as condições para o desenvolvimento das larvas.

 

Na sequência, a Sesau realizou a nebulização com biolarvicida. O produto foi aplicado nos trechos do canal com represamento da água, para interromper o ciclo de vida do pernilongo. Para reforçar a eficácia da ação, a equipe utilizou redes de peneiração para a retirada manual das larvas presentes nas bordas do canal.

 

"É um trabalho integrado, unindo a limpeza do canal ao controle químico, o que garante um impacto mais duradouro no controle do mosquito. Além disso, realizamos uma série de ações, como reuniões técnicas entre as secretarias, identificação dos problemas ambientais que contribuíram para a presença dos insetos, reconhecimento e mapeamento da área e reintrodução do peixe larvófago, o que resultou na redução de cerca de 70% dos mosquitos na região", destacou a responsável técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Giselle Ferreira Azevedo Pinto.

 

A secretária da Saúde, Michelle Santos, ressaltou a importância da colaboração entre as secretarias e o caráter inovador da iniciativa. "Esta é a primeira vez que São Vicente realiza uma ação integrada como essa para o controle do pernilongo, e os resultados já são visíveis. A união entre as secretarias mostra como o trabalho conjunto pode trazer benefícios diretos para a população, melhorando a qualidade de vida e tornando o ambiente mais agradável. Seguiremos monitorando a área e realizando o acompanhamento necessário para manter o canal e seu entorno livres de focos de proliferação do mosquito".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TRÂNSITO

Operação Lata Velha inicia remoção de veículos abandonados em São Vicente

INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Mais de 13,5 mil pontos já contam com iluminação em LED em Santos

SAÚDE

Cubatão anuncia esquema de vacinação da população em 2026

2
Entre em nosso grupo