Quinta, 08 de Maio de 2025

DólarR$ 5,74

EuroR$ 6,50

Santos

22ºC

MEIO AMBIENTE

Ação da Sabesp realiza mutirão de limpeza nas praias e mobiliza comunidade

Com o apoio de voluntários, foram distribuídos sacos de papel kraft que é totalmente sustentável - para armazenamento do lixo

Robson de Castro

24/09/2024 - terça às 07h09

No último sábado (21/9), as praias do litoral sul e norte de São Paulo, como Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, São Sebastião (praias de Maresias e Enseada), Caraguatatuba (praias Martin de Sá e Porto Novo) e Ubatuba (Itaguá), foram palco de uma ação especial realizada pela Sabesp no Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias. A iniciativa, que reuniu moradores locais e turistas, teve como objetivo principal a coleta de resíduos nas praias, a conscientização da população sobre a correta destinação do lixo e a importância da preservação ambiental.

Com o apoio de voluntários, foram distribuídos sacos de papel kraft – que é totalmente sustentável - para armazenamento do lixo, evitando o descarte incorreto, contribuindo para a proteção dos oceanos. Durante o evento, também foram repassadas informações sobre o Programa Onda Limpa da Sabesp, que realiza obras de saneamento, garantindo que o esgoto não chegue ao mar sem tratamento, melhorando a balneabilidade das praias e a qualidade de vida da população.

Além da coleta de resíduos, houve atividades de conscientização. Estas ressaltaram a importância do descarte correto do lixo e de preservar os recursos hídricos. Entre os resíduos mais coletados, esteve o plástico (garrafas, sacolas e embalagens de alimentos), também foram recolhidos materiais como bitucas de cigarro, latinhas e garrafas de vidro, o que reforçou a importância de eventos como este.

O evento teve impacto positivo nas praias do litoral sul e norte, sendo um exemplo de como o engajamento da sociedade pode trazer benefícios duradouros ao meio ambiente. Além disso, reforçou a importância de um esforço contínuo na proteção dos oceanos, que depende da colaboração ativa de todos.

Programa Onda Limpa
As atividades do maior programa de saneamento ambiental do litoral brasileiro, o Onda Limpa – realizado na Baixada Santista e no Litoral Norte - também foram destaque durante a ação. Os organizadores aproveitaram a oportunidade para informar o público sobre o andamento dos projetos essenciais para melhorar a qualidade da água e garantir que as
praias continuem limpas. A iniciativa busca ampliar o acesso ao saneamento básico, reduzir a poluição dos rios e do mar e proteger a vida marinha.

Com o compromisso de aprimorar as condições sanitárias e ambientais, as ações do Onda Limpa incluem a expansão do sistema de esgoto. São iniciativas que garantem serviço de saneamento à população, contribuem para a melhoria da qualidade das praias, atendem as metas do marco regulatório e a universalização, beneficiando o meio ambiente.

PRAIA GRANDE (Baixada Santista) O Programa vai realizar obras de melhorias no sistema de esgotamento sanitário e tratamento de esgotos dos bairros Samambaia, Jd. Esmeralda, Ribeirópolis, Bairro Trevo e Bairro Japurá, Nova Mirim, Anhanguera, Tupiry, Intermares e Imperador. Serão implantados mais de 100,4 km de redes coletoras e oito estações elevatórias de esgoto, até 2024.

UBATUBA (Litoral Norte) As obras vão coletar e levar para tratamento o esgoto dos bairros de Maranduba, Sertão da Quina, Jardim Itamambuca, Recanto Itamambuca, Perequê, Santa Rita, Enseada e a região central de Ubatuba. Divididas em quatro sistemas de esgotamento sanitário (Itamambuca, Perequê, Maranduba e Central), as obras consistem na
implantação de 126,7 km de rede coletora e da construção de três estações de tratamento de esgoto (ETEs), além de 41 estações elevatórias para bombeamento desse esgoto coletado.

CARAGUATATUBA (Litoral Norte) Estão em andamento as obras do Sistema de Esgotamento Jaraguazinho, Golfinhos 1, Cidade Jardim e Martim de Sá. Os trabalhos englobam a construção de 23,2 km de rede coletora de esgoto e três estações elevatórias.

SÃO SEBASTIÃO (Litoral Norte) Construção da estação de tratamento e estação elevatória de esgotos de Maresias. Com o equipamento será possível tratar 150 litros de esgoto por segundo.

ILHABELA (Litoral Norte) No município está em andamento obras no sistema de esgotamento dos bairros Praia Grande e Curral. Com implantação de uma estação de tratamento, 11 estações elevatórias e 1,9 km de rede coletora com o objetivo ampliar os índices da cidade.

Lançado em 2007, o Programa Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto nas cidades litorâneas, contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Primeiro fim de semana do Festival do Morango de Mongaguá agitou a Dudu Samba no feriadão

OPORTUNIDADES

Prefeitura de Praia Grande/SP realiza a 14ª convocação de estagiários aprovados em processo seletivo

ACONTECE

Cidadania Itinerante realizará atendimentos em Bertioga

2
Entre em nosso grupo