HOMENAGEM
A noite desta quarta-feira (08) foi bastante especial na Academia Afonso Valente Filho (AVF) de Tênis de Mesa.
Da Redação
11/10/2025 - sábado às 18h50
Afonso Valente entre Ademir Fonseca (esq) e Nelson Rico, dois dos homenageados no evento desta quarta-feira - Academia Afonso Valente
O espaço, que funciona há 25 anos no bairro do Marapé, em Santos, inaugurou duas novas mesas e aproveitou a oportunidade para homenagear grandes nomes da modalidade.
Agora contando com cinco equipamentos para treinamento, cada um deles foi batizado como Acássio Cunha, atleta santista da modalidade que mais conquistou títulos, como campeão brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial da 3ª divisão, e Nelson Rico, integrante da seleção brasileira campeã sul-americana em 1971.
Também foram homenageados Alfredo Mota, o Fedola, e Ademir Fonseca, grandes praticantes e incentivadores no desenvolvimento de novos talentos do tênis de mesa, além de Giovanna Faria, revelada pela academia aos 11 anos de idade e que possui em seu currículo títulos paulistas, brasileiros e sul-americanos.
"Santos é um dos principais celeiros do tênis de mesa no cenário nacional. Como adquirimos as novas mesas, decidi aproveitar a ocasião para homenagear alguns desses atletas, além de amigos que sempre estiveram ao meu lado em minha trajetória na modalidade", declarou Valente, ele mesmo possuidor de uma extensa relação de conquistas com a raquete, além de detentor do Mérito Panathlético de Santos por sua contribuição para o Esporte.
DESDE 2000
Localizada à Avenida Nilo Peçanha, 79, em frente ao Cemitério Memorial, no Marapé, a Academia Afonso Valente Filho foi criada no ano 2000 e, desde então, já movimentou centenas de atletas das mais variadas faixas etárias, que praticam a modalidade com objetivos competitivos ou somente recreativos. Os treinamentos, gratuitos, são realizados nas noites de quartas e sextas-feiras.
"A AVF tem como principal objetivo revelar novos valores para Santos e para o Brasil. Além disso, temos como propósitos dar aos jovens o sentido de competição, onde se ganha e se perde, além de incentivar a prática esportiva. O tênis de mesa é uma modalidade completa, que desenvolve o condicionamento físico, aprimora o cérebro e faz bem para o emocional", concluiu Valente, também responsável pela academia da modalidade na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Santos.
Walmir Lopes
Deixe a sua opinião
ver todos